quarta-feira - 12/06/2024

Prefeitura inicia trabalho de vistoria de plantio e colheita do Programa Garantia Safra 2023/2024

Por: Edinaldo Moreno

As visitas prosseguem até a próxima quarta-feira (19). Foto: Divulgação/PMM As visitas prosseguem até a próxima quarta-feira (19). Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), iniciou o trabalho de vistoria de plantio e colheita do Programa Garantia Safra 2023/2024. Ao todo, a equipe realizará 30 visitas em 20 comunidades rurais do município.

A atividade começou nesta terça-feira (11) pelos Assentamentos Nova Esperança e Fazenda Nova, além do Sítio Riacho Grande. Nesta quarta-feira (12), o trabalho será realizado em Sítio Olho D´Água Velho, PA Paulo Freire, Sítio Curral de Baixo e PA Novo Espinheirinho. As visitas ocorrerão até a próxima quarta-feira (19).

Técnico responsável pela vistoria de plantio e colheita, Edimar Teixeira destaca a importância do trabalho in loco. “A importância destas visitas é para subsidiar o Ministério da Agricultura na tomada de decisão com relação às perdas da lavoura de cerqueiro. O Ministério faz amostragem conforme o número de cotas ao que o Município adere”, explicou.

Equipe da Secretaria de Agricultura visitando propriedade rural. Foto: Divulgação/PMM

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para os agricultores que vivem no Nordeste do Brasil e no norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo – área de atuação da SUDENE, majoritariamente semiárida que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para aderir ao programa, a família deverá ter renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, excluídos os benefícios previdenciários rurais e plantar entre 0,6 e 5,0 hectares das culturas: arroz, feijão, mandioca, milho e/ou algodão.

O programa objetiva garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra, com apoio de R$ 1.200,00 caso aconteça a perda das lavouras, por excesso ou falta de chuvas, como aconteceu com a safra passada (2022/2023), onde a produção não foi satisfatória por falta de chuvas.