sexta-feira - 24/11/2023

Prefeitura está presente na FEMEA com o Painel de Empregos e garantindo mais inclusão aos visitantes

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró está participando da Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs (FEMEA), que acontece nesta sexta (24) e neste sábado (25), das 17h às 23h, na Praça de Eventos, com ações inclusivas possibilitando que o espaço seja acessível a todos e também com a equipe do Painel de Empregos tirando todas as dúvidas do público, sobre como se cadastrar e concorrer a uma vaga de trabalho.

“Estamos apoiando esse evento porque o vemos como uma grande importância para o município de Mossoró. É importante destacar que você tem micro e pequenas empresas que comercializam no mercado de Mossoró, em especial coordenado por mulheres. Então, a gente precisa cada vez mais fortalecer, dar a mão, apoiar e valorizar que essas pequenas e médias empresas gerenciadas, administradas por mulheres possam crescer, evoluir e trazer um resgate social de valorização da empreendedora na nossa cidade”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), Frank Felisardo.

“Primeiramente, garantiremos um espaço acessível, amplo, com acessibilidade para as pessoas poderem se movimentar de forma realmente espaçosa. Além da Intérprete de libras que estará conosco durante esses dois dias de evento, para que todas as pessoas possam participar da FEMEA”, pontuou a coordenadora de políticas públicas para pessoas com deficiência, Camila Moraes.

A FEMEA está com 98 expositores de mulheres mossoroenses e de cidades vizinhas, que estão com a oportunidade de divulgar seus produtos e artesanatos.

“É um momento único, mágico, que desperta uma alegria, uma sinergia boa. É uma experiência para nós, porque nós não havíamos antes trabalhado com tenda, com estande, geralmente trabalhamos com eventos em hotéis. Considero a FEMEA como um movimento positivo para as mulheres que querem realmente empreender”, enfatizou a microempreendedora Rosângela Oliveira.

“Participar da FEMEA está sendo uma bênção. Já é a segunda edição que participo e para mim é uma capacitação e uma oportunidade de mostrar novidades dos nossos produtos. Mostrar ao público que não precisa comprar fora, que em Mossoró existe para vender”, acrescentou a microempreendedora Missilene Cruz.

“Fazer parte da FEMEA, a gente comenta muito que é uma questão de visibilidade. Porque nós, como artesãs, como empreendedores, a gente sabe que a valorização aumenta muito quando as pessoas veem. Hoje a gente fala muito da era digital, mas você ver o produto ao vivo é bem diferente”, disse a artesã Amanda Alves.

“Estamos aqui desde a primeira edição, que foi em 2021. Sinto-me muito bem como pessoa com deficiência, porque a inclusão é uma coisa que a gente vem lutando há anos e graças a Deus gradualmente já conseguimos bastante coisa e a FEMEA é sim, uma feira inclusiva que sempre tem participação de pessoas com deficiência”, declarou a artesã Josy Lacerda.

“Para mim é muito gratificante mostrar um pouco do meu trabalho. Até porque comecei vendendo na minha residência. Então estar aqui mostrando um pouco do que faço, onde as pessoas vão conhecer e futuramente colocar esses produtos na sua mesa, para mim é muito gratificante”, acrescentou a microempreendedora Joquebede Alice.

Quem visitou a FEMEA nesta sexta-feira gostou de ver a valorização do trabalho de tantas mulheres empreendedoras.

“A feira está muito linda, tem muitas coisas boas para comprar. Com certeza a gente tem que empreender e crescer e trazer coisas boas para a cidade. Estou adorando”, disse a ASG Francisca Alves.

“Realmente, Mossoró está de parabéns porque falo que sou fã do Ceará e estou me tornando fã da minha cidade, porque estamos valorizando o que é da nossa terra, valorizando cada mulher. Olhar para essa feira e ver tantos produtos maravilhosos e de alta qualidade, eu só tenho que agradecer às grandes mulheres de Mossoró. Parabéns para nós, mulheres! ”, concluiu a psicóloga Patrícia Mota.

.