sexta-feira - 24/11/2023

Disputas dos Jogos Escolares de Mossoró 2023 chegam ao fim

Por: Maricelio Almeida

Foi encerrada nesta sexta-feira (24) a XXIV edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs). Ao longo de 11 dias, cerca de 2,2 mil alunos de 71 instituições de ensino participaram da competição, disputada em 10 diferentes modalidades, mobilizando alunos e seus familiares, professores e equipes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ).

A última modalidade em disputa nos JEMs 2023 foi Karatê, no Ginásio Poliesportivo Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, o “Carecão” do Colégio Diocesano Santa Luzia. “A gente pode dizer que realmente foi um grande sucesso. Cada um deu o seu máximo, e a gente só pode agradecer. Nesse momento, o Karatê brilhantemente encerra esta 24ª edição, e a gente já com aquele gostinho esperando a 25ª edição dos Jogos Escolares de Mossoró”, pontuou o presidente da comissão organizadora dos JEMs, Mário Paz.

Samuel Freitas, de 12 anos, foi o grande campeão na sua categoria. O resultado deixou o estudante entusiasmado e feliz. “Eu gosto de competir, porque ganho muita experiência”, disse. Os pais de Samuel acompanharam atentamente a participação do filho na competição. “É uma modalidade que traz disciplina para ele, crescimento pessoal, e ele vem melhorando o seu desempenho nas atividades. É um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos. Estou orgulhoso de ser pai dessa ferinha aqui”, disse Galdino Neto.

Anne Caroline e Victor Davi também competiram neste último dia de JEMs. “O esporte ajuda muito a você a ficar mais solta. Quando há eventos como os JEMs, a visibilidade do Karatê aumenta muito, e isso é muito importante. Eu espero que eu consiga mais uma vez ser campeã”, relatou Anne. “Para mim, é uma experiência muito espetacular poder participar de uma modalidade como o Karatê. Eu pratico desde os meus quatro anos de idade, e eu amo o Karatê”, complementou Victor Davi.

O professor Wilson Ribeiro faz uma avaliação muito positiva dos Jogos Escolares de Mossoró. “Esse evento faz com que os alunos consigam ter um nível de competição excelente, e nada melhor do que participar de competições para evoluir e melhorar enquanto atleta. O Karatê representa superação, a gente vê uma evolução através do esporte, até porque eu sou a prova disso”, relatou.

Desde o início da competição, os estudantes das Redes Municipal, Estadual, Federal e Privada de Ensino disputaram 10 modalidades esportivas (Futebol, Futsal, Basquete, Voleibol de Duplas, Voleibol Indoor, Xadrez, Atletismo, Badminton, Handebol e Karatê), com atividades acontecendo simultaneamente em diferentes espaços da cidade, como o Ginásio de Esporte Engenheiro Pedro Ciarlini Neto e Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueirão, o “Nogueirão”, entre outros.