sexta-feira - 16/12/2022

Prefeitura detalha programa “Mossoró Realiza” à classe produtiva da cidade

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró apresentou à classe produtiva, nesta sexta-feira (16), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), detalhes do "Mossoró Realiza", plano estratégico de metas e investimentos do Poder Executivo local. A apresentação foi feita pelo prefeito Allyson Bezerra, que destacou os objetivos do programa e ressaltou a importância da parceria com todos os segmentos da sociedade para a efetivação dos projetos que buscam resolver gargalos históricos do município em diferentes áreas.

“A gente acredita na geração de emprego e renda para que as pessoas possam ter sua oportunidade no mercado de trabalho e, claro, ter uma oportunidade melhor enquanto cidadão. Mossoró é uma cidade forte, pujante, mas que tem hoje muitos gargalos que impedem o avanço, desenvolvimento, a consolidação e até atração de novos projetos. E o 'Mossoró Realiza' vem com o objetivo de resolver problemas e desenvolver Mossoró”, disse Allyson.

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

O prefeito enfatizou pontos importantes do programa “Mossoró Realiza”, como projetos que contemplam a duplicação da avenida Francisco Mota em conjunto com a construção do Anel Viário, ligando a BR-110 a BR-304, duplicação das pontes da avenida Presidente Dutra, investimentos em pavimentação asfáltica e com piso intertravado, construção de camelódromo do centro da cidade, revitalização do Rio Mossoró, investimentos em eficiência energética e avanços em áreas como Saúde, Segurança e Educação.

“São diversas ações dentro do programa ‘Mossoró Realiza’ e hoje vim aqui explicar para a classe produtiva como vamos conseguir os recursos, onde a classe produtiva vai poder participar, porque existe um site do programa, que é um portal aberto em que o cidadão pode colocar sua ideia, seu projeto e se concorda ou não com os projetos que estão lá apresentados e sugerir novos projetos também”, complementou o gestor municipal.

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A apresentação foi acompanhada por representantes de entidades como a CDL, Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON), Mossoró Convention Visitors Bureau, Associação de Empresas Fornecedoras de Bens e Serviços para a Cadeia de Petróleo, Gás, Petroquímica e Energia (REDEPETRO), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN), Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), entre outras.

“Temos que parabenizar essa gestão por organizar a casa. Nós, que temos empresa, sabemos o quanto é difícil a gente tomar dinheiro emprestado no banco, e a Prefeitura de Mossoró, em pouco tempo, em dois anos, se habilitou a pegar dinheiro em banco nacional e internacional, isso a gente tem que parabenizar e também falar da importância de trazer investimentos, de trazer recursos, gerar emprego. Não tem como nós, mossoroenses, não apoiarmos esse projeto. Eu falo não só pelo Sinduscon, mas como mossoroense, isso é uma realização de um sonho pra gente, não só na construção de obras, mas na dignidade que essas obras darão para a sociedade”, afirmou Pedro Escóssia, presidente do Sinduscon Mossoró.

Michelson Frota, presidente do Sindilojas Mossoró (Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

O presidente do Sindilojas, Michelson Frota, afirmou: "A gente já vem participando de alguns planejamentos estratégicos dessa administração e sabe do gargalo que existe, por exemplo, aqui no centro da cidade, principalmente na área comercial, então a gente torce que tudo dê certo, porque é preciso organizar essa parte de acessibilidade. A gente vai sempre conversar, manter um bom diálogo com a Prefeitura, o prefeito e toda sua equipe”.

“Essa iniciativa é muito importante, porque a cidade passa a tomar conhecimento, de forma palpável, do que a Prefeitura pode fazer. É algo muito bom para a cidade, e para todos que estão aguardando as melhores perspectivas de avanço para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, complementou Nilson Brasil, presidente da ACIM.

Stênio Max, presidente da CDL Mossoró (Foto: Célio Duarte/Secom/PMM)

Stênio Max, presidente da CDL Mossoró, ressaltou que "ficamos contentes em saber que o ente público está preocupado em trazer investimentos para a nossa cidade e, de pronto, nós convidamos o prefeito para vir à casa do empresário, juntamente com as demais instituições que compõem a economia mossoroense, para que a gente tenha mais detalhes de como será a aplicabilidade desses recursos, quais são as prioridades, onde serão investidos e ter um pouco mais de informações sobre as captações dos recursos”.

Representando a Fecomércio/RN, entidade da qual é vice-presidente, o empresário Jair Queiroz enfatizou a importância do diálogo entre poder público e a classe produtiva na construção do desenvolvimento de Mossoró. “É muito importante quando um ente público convoca a classe produtiva para discutir reformas, melhorias para a cidade de Mossoró. Que a gente venha contribuir com a nossa opinião, com a experiência que o setor produtivo tem. Essa discussão é muito boa, porque provoca melhorias. O mais importante é que a gente vem aqui, através da Fecomércio, dar nossa contribuição, participando desse debate para o crescimento e o aprimoramento de Mossoró”, relatou.

Ao final da apresentação à classe produtiva, o prefeito Allyson Bezerra detalhou que "com muito trabalho, nosso município conseguiu Nota A em Capacidade de Pagamento (CAPAG), do Governo Federal. É uma conquista importante que foi possível com muito planejamento, compromisso, transparência e responsabilidade fiscal".