sábado - 17/12/2022

Lideranças comunitárias conhecem detalhes do programa “Mossoró Realiza”

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró reuniu na manhã deste sábado (17), no Hotel VillaOeste, lideranças comunitárias da zona urbana e zona rural para apresentar, em detalhes, o “Mossoró Realiza”, programa estratégico de metas e investimentos que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento da cidade, gerar emprego e renda, e resolver problemas históricos enfrentados pela população.

A apresentação foi conduzida pelo prefeito Allyson Bezerra, que destacou a importância do Poder Executivo municipal ouvir as lideranças comunitárias. “O programa vai chegar nas comunidades, nos bairros, nos locais onde a população vive diretamente, então nós convidamos todas as lideranças comunitárias, o movimento comunitário, para esse momento de escuta. Os líderes nos trouxeram informações que vão compor também essa base de dados para que esse plano de ação, esse planejamento estratégico seja executado”, afirmou.

Moradora do bairro Belo Horizonte, Socorro Guedes elogiou a iniciativa da gestão municipal em convidar as lideranças comunitárias para debater o programa “Mossoró Realiza”. “É importantíssimo, até mesmo porque nós conhecemos o bairro, as dificuldades e com esse encontro nós levamos até a gestão as nossas grandes necessidades. Ser ouvido por quem está administrando é importantíssimo. O momento é de união, juntar forças e sonhar juntos”, disse.

Liderança do Assentamento Paulo Freire, João Gabriel pontuou quais são as suas expectativas em relação ao programa. “A gente está vendo que a gestão está trabalhando muito, principalmente para a zona rural. E, com esse programa, a gente espera muitas coisas boas, algumas, inclusive, já estão vindo, mas muitas outras virão”.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Representando o bairro Itapetinga, Loteamento Cidade Oeste, Clébio Dantas afirmou que o programa traz entusiasmo para a população. “Causa entusiasmo ver que estão sendo pensadas muitas coisas relacionadas à geração de emprego, renda, questões sociais, isso deixa a gente empolgado, traz esperança. A gente passa a sonhar, acreditando que vai acontecer algo de bom”, frisou.

“São políticas públicas que favorecem o desenvolvimento de projetos sociais, e antes não se tinha essa responsabilidade de chamar as lideranças comunitárias para debater sobre esses projetos, que vão trazer mais emprego e renda, e que podem se tornar referência nacional e até internacional, até porque em pouco tempos tivemos grandes avanços em nossa cidade”, acrescentou a liderança Ronny Holanda, do bairro Dom Jaime Câmara.

Presidente da Frente Integrada de Associações Comunitárias de Mossoró e membro da diretoria da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), José Maria enfatizou que o diálogo entre o poder público e a população é o melhor caminho para o desenvolvimento da cidade. “Esse momento em que a Prefeitura nos chama, chama o movimento comunitário para participar do projeto é importantíssimo, porque está ouvindo as lideranças comunitárias. Ficamos muito felizes em participar e ver que o movimento comunitário foi lembrado”, relatou.

Durante o encontro com as lideranças, o prefeito enfatizou pontos importantes do programa “Mossoró Realiza”, como projetos que contemplam a duplicação da avenida Francisco Mota em conjunto com a construção do Anel Viário, ligando a BR-110 a BR-304, duplicação das pontes da avenida Presidente Dutra, investimentos em pavimentação asfáltica e com piso intertravado, construção de camelódromo do centro da cidade, revitalização do Rio Mossoró, investimentos em eficiência energética e avanços em áreas como Saúde, Segurança e Educação.

“A gente representar a população, dando a nossa opinião em nome do bairro, escutando o que a gestão tem planejado, isso é muito importante e acho que Mossoró tem muito a ganhar. É a primeira vez que a gente vê essa consulta pública de uma maneira mais presente em todas as áreas, como Saúde, Segurança, Meio Ambiente, o que é um diferencial para a população e nós ganhamos muito com isso”, concluiu Leonardo Martins, do Bosque dos Pássaros, região do Sumaré.