sábado - 18/11/2023

Prefeitura de Mossoró realiza mutirão de CAFs em Curral de Baixo

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró realizou neste sábado (18) mutirão de Cadastros da Agricultura Familiar (CAFs) na comunidade Curral de Baixo. Essa ação objetiva promover o desenvolvimento do setor agrícola local, proporcionando melhores oportunidades aos produtores familiares. A entrega dos cadastros possibilita o acesso a benefícios e programas governamentais, além de facilitar a realização de operações comerciais. Com essa iniciativa, a Prefeitura evidencia seu compromisso em fortalecer a agricultura familiar, contribuindo para o crescimento econômico sustentável da região. Ao entregar os cadastros nacionais da agricultura familiar, a Prefeitura de Mossoró proporciona não apenas um documento, mas também uma chave para o acesso a diversas vantagens oferecidas pelo governo.

“Um certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, que a nossa equipe está fomentando, está fazendo acontecer. Então esse trabalho, o agricultor poderia ir até a secretaria, poderia ir até um órgão do Estado, mas a gente está fazendo questão de ir às comunidades, é uma oportunidade de a gente ficar mais próximo da população e escutá-la”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.

Esses cadastros permitem que os produtores familiares tenham acesso a programas de incentivo, como crédito agrícola, assistência técnica e subsídios. Dessa forma, eles podem expandir suas atividades agrícolas, investir em novas tecnologias e melhorar a qualidade de vida de suas famílias, esclarece Cleiton Dantas, coordenador de convivência com o semi-árido.

“O CAF substitui o antigo DAP, o agricultor com esse documento consegue acessar as políticas públicas voltadas ao público-alvo, os agricultores familiares. Posso aqui estar citando a aquisição compra direta, aquisição de milho subsidiado na Conab, aquisição de veículo com desconto também de 10 a 15% dependendo da marca. Ele poderá se aposentar e fazer um financiamento nos bancos oficiais do governo. Tem uma gama de benefícios voltados exclusivamente para quem tem essa documentação”, explicou.

Cleiton Dantas, coordenador de convivência com o semi-árido.

Além disso, os cadastros também facilitam a realização de operações comerciais. Ao estarem devidamente cadastrados, os produtores familiares podem negociar com mais facilidade a venda de seus produtos, encontrando novos mercados e ampliando sua clientela.

O agricultor Francisco Diassis comemorou a realização do cadastro. “É um importante benefício que nós estamos alçando através da Prefeitura, estou aqui para renovar minha documentação”, disse.

Francisco Diassis

Essa ação da Prefeitura de Mossoró demonstra o comprometimento em fortalecer a agricultura familiar como uma importante fonte de desenvolvimento econômico local. Através desses cadastros, os produtores familiares têm a oportunidade de acessar recursos e programas que visam impulsionar suas atividades, tornando-as mais sustentáveis e rentáveis.

"O CAF é a segunda identidade do agricultor, ele tem a primeira identidade civil que todo mundo tira e a comprovação que ele agricultou perante as políticas públicas mediante o CAF. Então com isso aí ele consegue ter acesso a todas as políticas que vão desde o crédito, seguro-safra, aposentadoria, a gestão da zona rural que comprova que é agricultor, então ele consegue realmente se inserir nas políticas públicas e ser atendido", pontuou Faviano Moreira, titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

Com a entrega dos cadastros nacionais da agricultura familiar, a Prefeitura não só empodera os produtores locais, mas também contribui para o crescimento econômico da região, gerando empregos e promovendo a circulação de riqueza na comunidade. É o poder público agindo em prol do desenvolvimento social e econômico de Curral de Baixo, valorizando e apoiando os responsáveis pela produção de alimentos e pelo abastecimento da população.