sábado - 18/11/2023

“Mossoró Rural”: Prefeitura entrega certificados do curso de operador de retroescavadeira

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã deste sábado (18) a entrega de certificados do curso de operador de retroescavadeira na zona rural no Assentamento Terra Nossa, que contou com a participação de 15 agricultores que fazem parte do polo da antiga fazenda São João. A entrega dos certificados de capacitação é parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa visa capacitar moradores da região, proporcionando-os conhecimentos e habilidades necessárias para a operação segura desse equipamento e inclusão no mercado de trabalho.

“O ‘Programa Mossoró Rural’, de assistência técnica ao homem do campo, desenvolvido na Secretaria de Agricultura, que chega às comunidades e oferta cursos e também a assistência ao agricultor que já está produzindo. Aquele que está plantando, que está ali colhendo, que está criando seus animais, que está querendo comercializar, produzir, vender mais. Esse é um programa estratégico da secretaria, acredito que seja o maior programa porque a gente dá condição às pessoas, e aí, aqui na região, a gente está entregando certificados do curso de operador de retroescavadeira. É um curso em que o cidadão terá oportunidade de trabalhar em uma empresa, em uma comunidade, em qualquer ter o seu melhor sustento, a sua colocação no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

A iniciativa objetiva fortalecer a mão de obra local e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável da zona rural. Com essa ação, a Prefeitura pretende qualificar os trabalhadores e facilitar o acesso a oportunidades de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento e progresso da região.

O chefe do Executivo municipal enalteceu o trabalho desenvolvido pela Seadru e as instituições parceiras como o Faern, Senar e Sebrae, garantindo a qualificação profissional para o homem do campo.

“O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Agricultura, com o secretário Faviano e toda a equipe levando uma série de cursos. Quero aqui agradecer a parceria com a Faern, Senar e com o Sebrae, instituições que estão sendo estratégicas e importantes para a gente conseguir fazer esse grande programa acontecer na cidade de Mossoró. É o maior programa de assistência técnica. São muitos agricultores e histórias de sucesso evidenciados em torno desse programa. A formação é essencial, mais de 30 cursos estão sendo ofertados”, concluiu Allyson Bezerra.

Além disso, foram oferecidas aulas teóricas e práticas, nas quais os participantes puderam aprender sobre os diferentes aspectos do funcionamento e manuseio dessa máquina.

“Aqui foi o curso que teve uma demanda muito forte. Então, a Prefeitura cedeu o equipamento e trouxemos aqui para a antiga Fazenda São João. Conseguimos fazer a capacitação de 15 agricultores que agora estão com o certificado de validade nacional e aí podem com o conhecimento ter uma fonte de renda, conseguir realmente ter o seu sustento”, evidenciou Faviano Moreira titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Com os certificados em mãos, os moradores estão mais preparados para atender às demandas do mercado de trabalho, podendo contar com uma qualificação profissional reconhecida.

“Espero melhorar na minha profissão, vou fazer bom proveito dele, se Deus quiser. Certificado garantido, vou buscar meu espaço no mercado de trabalho e antes do final do ano já quero estar empregado, se Deus quiser”, disse Josivan Barbora, morador do Assentamento Nova Esperança.