sábado - 18/11/2023

Prefeitura fortalece vacinação contra a febre aftosa e chega ao Sítio Santana

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró realizou mais uma ação de vacinação contra a febre aftosa neste sábado (18), no Sítio Santana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU). Essa atividade objetiva imunizar o rebanho local, visando garantir a sanidade dos animais e a qualidade dos produtos derivados.

A Prefeitura reafirma seu compromisso em manter a saúde animal como uma prioridade e promover o desenvolvimento sustentável do setor agrícola em Mossoró. Além disso, a iniciativa busca prevenir a disseminação dessa doença para outras regiões, protegendo a economia agrícola e pecuária.

Estamos aqui na comunidade Santana com a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Ao todo são mais de 400 agricultores beneficiados pela iniciativa da Prefeitura, que estima imunizar mais de 2 mil animais nesta etapa. “É uma ação importantíssima que garante a saúde do animal e a qualidade da carne comercializada nos mercados da nossa cidade. É uma ação da Prefeitura de Mossoró em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), contando com assistência técnica da Secretaria Municipal de Agricultura”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.

A vacinação contou com a participação de equipes especializadas, compostas por veterinários e técnicos em saúde animal, que atuaram de forma eficiente e organizada para assegurar o cumprimento dos protocolos de segurança e higiene. Antes da aplicação da vacina, foram realizadas inspeções sanitárias nos animais, garantindo que estivessem saudáveis e aptos a serem imunizados.

A estudante de agronomia da Ufersa Naila Abdala destacou a importância desse momento de campo para o desenvolvimento educacional. “É muito importante, principalmente para o estudante, ter um momento fora de sala de aula, ter esses momentos de prática, de conhecer mais a população, de ter uma prática evolutiva com os animais, com os produtores também”, frisou.

Naila Abdala

Essa ação da Prefeitura de Mossoró reafirma seu compromisso em manter a saúde animal como prioridade. Por meio da vacinação, busca-se evitar perdas econômicas para os criadores e garantir a qualidade dos produtos derivados do gado, como a carne e o leite. Além disso, ao promover o desenvolvimento sustentável do setor agrícola, a Prefeitura contribui para o fortalecimento da economia local e para a geração de empregos na região.

Aluísio Souza, coordenador de pecuária da Secretaria de Agricultura, destaca a importância da inundação dos animais. “A febre aftosa é uma doença contagiosa que afeta bovinos, bubalinos e alguns animais de outras espécies, como os pequenos ruminantes, e a gente reforça a importância da campanha de vacinação, haja vista que há anos não ocorre caso de doença no país, nem no RN. E caso ocorra, a gente passa a conviver com uma série de embargos econômicos. Então, a gente vacina primeiramente pela questão sanitária de proteger os animais, imunizá-los contra a febre aftosa, mas também reforçamos aos produtores a importância da campanha que, se ocorrer algum caso no município, no Estado, teremos uma série de embargos econômicos”, ponderou.

Aluísio Souza, veterinário

É importante ressaltar que, além da vacinação contra a febre aftosa, a Prefeitura de Mossoró também realiza outras ações relacionadas à saúde animal, como campanhas de vacinação contra outras doenças e programas de controle de parasitas. Essas medidas visam garantir a saúde e o bem-estar dos animais, bem como a segurança alimentar da população.

O agricultor Inácio Ferreira da Silva falou da importância da vacinação do rebanho.

Inácio Ferreira da Silva

“É de muita importância, porque a gente vacina os bichos e protege da aftosa, eu nunca deixei de vacinar. Chegou aqui, os bichos estão presos. Nunca deixei de passar a vacinação, eu acho muito importante. Até aqui, graças a Deus, está tudo correndo bem”, agradeceu.

Dessa forma, a Prefeitura de Mossoró demonstra sua preocupação com a saúde animal e o compromisso em promover ações que beneficiem tanto os criadores quanto a população em geral.

Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira destacou o avanço da vacina contra a febre aftosa na zona rural e fez uma avaliação. “Números muito positivos, inclusive superando as nossas expectativas. Estamos aí finalizando a terceira semana de vacinação e já atingimos 1.500 animais. Então a gente espera até o final do mês de novembro atingir 2 mil animais, superando o que a gente havia estimado, que era em torno de 1.800 animais. Muito positivo, os agricultores colaborando, mantendo os animais presos, e aí a vacinação ocorrendo dentro do esperado”, concluiu.

Faviano Moreira

A vacinação contra a febre aftosa no Sítio Santana é mais uma prova desse empenho em garantir a sustentabilidade dos setores agrícola e pecuário de Mossoró.