terça-feira - 21/05/2024

Prefeitura de Mossoró promove capacitação sobre Sistema Eletrônico de Informações

Por: Thiago Braga

Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura de Mossoró realizou capacitação com servidores municipais acerca do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Na prática, a ferramenta desburocratiza ainda mais o serviço público e agiliza o atendimento ofertado à população.

No treinamento, servidores lotados em setores administrativos de diversas secretarias municipais participam do encontro. A implantação do SEI no âmbito das repartições públicas municipais começou em janeiro deste ano. O objetivo é promover a eficiência administrativa e modernização dos serviços.

Mossoró encontra-se na segunda fase de implantação do sistema. O SEI faz parte do programa “Mossoró Digital”. “A gente começou a implantar o SEI desde o início deste ano, mas a gente continua ampliando o programa “Mossoró Digital” e as nossas ferramentas de transparência, de controle, de modernização da gestão pública. E ainda, ampliação da autonomia dos servidores que agora cada vez mais vão poder abandonar o papel e ter sua própria forma de abrir processos de licença e capacitação, processos de férias, processos de pessoal, sem desorganização”, explicou Renata Carvalho, diretora-executiva de Gestão e Governança Pública do município.

Com o SEI, todos os processos ficarão registrados e armazenados de forma segura, com auditoria, trazendo ainda mais lisura e transparência no gerenciamento e consulta dos processos públicos.

Além disso, o sistema fortalece a proteção de dados; dá celeridade e organização aos processos internos e oferece um serviço eficiente e de mais qualidade ao mossoroense. A ferramenta representa uma mudança fundamental na forma como a gestão interage e serve à população.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e serve como instrumento de gestão de documentos e processos eletrônicos. Com alto padrão em segurança, ela possibilita mais agilidade no encaminhamento de solicitações, além de promover uma maior transparência nas atividades do município.