terça-feira - 21/05/2024

"Cuidando do nosso planeta: restaurando a terra, preservando o futuro” será o tema debatido na Semana do Meio Ambiente 2024

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semurb), por meio da Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA), realizará uma ampla programação na Semana do Meio Ambiente 2024, dia 5 de junho, a partir das 8h, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, sob o tema “Cuidando do nosso planeta: restaurando a terra, preservando o futuro”. Este evento visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e restauração ecológica, visando o bem-estar das gerações presentes e futuras.

A contextualização desse tema reflete a urgência em adotar práticas sustentáveis que contribuam para a reversão dos danos causados ao meio ambiente, enfatizando a responsabilidade coletiva nessa jornada.

“O Dia do Meio Ambiente (5 de junho) é uma data muito especial para repensarmos sobre a defesa e proteção ambiental. Este ano convidamos as instituições para participar conosco e trazer para esse dia diversas atividades e ações que têm como finalidade promover a educação ambiental. Convidamos à população a participar, no horário da manhã, da programação que estaremos oferecendo”, pontuou Zildenice Guedes, gerente executiva de Educação Ambiental.

A programação terá oficinas educativas sobre reciclagem e compostagem, proporcionando habilidades práticas para a gestão de resíduos. Palestras de conscientização abordando temas cruciais como a importância da biodiversidade e o impacto das ações humanas no clima global. Campanha de plantio de árvores visando à restauração de áreas degradadas e a promoção de espaços verdes na cidade.

Serão promovidas atividades interativas e pedagógicas adaptadas para diferentes faixas etárias, incentivando a participação ativa de crianças e adultos. Esse esforço conjunto visa cultivar uma consciência ecológica na população, preparando os cidadãos para serem agentes de mudança em suas comunidades.

As iniciativas da Semana do Meio Ambiente são projetadas para gerar um impacto duradouro nas comunidades, elevando o nível de conscientização sobre questões ambientais e promovendo práticas mais sustentáveis. A Prefeitura está comprometida em avaliar os resultados dessas atividades e, mais importante, em manter a realização dessas ações ao longo do ano, garantindo que o tema da restauração e preservação ambiental permaneça vivo nas práticas diárias da população.

A Semana do Meio Ambiente 2024 em Mossoró representa um passo importante em direção a um futuro mais verde e sustentável. Através da educação, participação comunitária e a implementação de práticas sustentáveis, Mossoró demonstra seu compromisso com a saúde do nosso planeta. Encorajamos cada cidadão a se juntar a nós nessas atividades, contribuindo para o esforço coletivo de restaurar a terra e preservar nosso futuro.