terça-feira - 02/04/2024

Prefeitura de Mossoró promove ações de cidadania e fortalecimento da inclusão

Por: Maricelio Almeida

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a Prefeitura de Mossoró detalhou, em evento realizado no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, o projeto “Mossoró Inclusão”, que engloba todas as ações já executadas pela gestão no que se refere a políticas públicas voltadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Na ocasião, também foi apresentada a programação especial que será realizada neste mês.

Entre as ações anunciadas, está uma nova ampliação do número de salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), saltando para 34, além da contratação de novos profissionais para atuarem nesses espaços, incluindo professores, que totalizarão 80.

Ainda na Educação, a Prefeitura também anunciou autorização para aquisição de sirenes musicais para todas as unidades de ensino da Rede Municipal, substituindo os tradicionais equipamentos que emitem sons que geram incômodo nas crianças com hipersensibilidade auditiva. Decreto regulamentando a aquisição das novas sirenes foi assinado durante o evento.

“A educação tem contribuído muito no que diz respeito à inclusão, promovendo o acolhimento das crianças, dotando as salas de aula com equipamentos adaptados para esse público, formando permanentemente os nossos professores para atuarem de forma mais eficiente, trazendo também a família para trabalhar com a escola, e provendo as unidades com auxiliares de sala para atender a esse público”, pontuou o secretário municipal de Educação, Marcos Oliveira.

Na Saúde, a Prefeitura de Mossoró destacou que será realizado, neste mês de abril, um mutirão de consultas com neuropediatra no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, ampliando, a partir de agora, para 180 consultas disponibilizadas mensalmente. O CER também está recebendo novos profissionais, o que permitirá um novo avanço nos serviços prestados à população, e ainda uma van adaptada, entregue nesta terça-feira (2).

“Quando esta gestão chegou, nós não tínhamos neuropediatra, tínhamos um CER fechado, sem condições de funcionamento, e nós conseguimos abrir o CER, chamamos profissionais, e hoje temos neuropediatra no município de Mossoró. Inicialmente, eram 30 consultas por mês, partimos para 120 e agora estamos chegando a 180”, frisou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

As ações do “Mossoró Inclusão” são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Para o assessor especial da pasta, Petras Vinícius, a cidade vivencia um novo tempo quanto à inclusão.

“É um programa voltado a todas as ações desenvolvidas na gestão e ações que estão sendo planejadas e que futuramente serão implantadas, a partir da junção de tudo discutido com as instituições, de todas as pautas defendidas pelas famílias atípicas, em uma construção coletiva que chega com vários benefícios”, disse, acrescentando:

“A gente tem hoje um leque de ações concretas, ações que chegam aos alunos que estão na Rede Municipal, às instituições que representam essas pessoas, à comunidade surda contemplada, com intérprete de Libras, espaços acessíveis, pontos de inclusão, abafadores e, claro, tantas outras coisas que estão sendo planejadas”, pontuou.

Reconhecimento

Representantes de instituições que defendem os direitos das Pessoas com Deficiência aprovaram a iniciativa da Prefeitura e as ações já executadas até aqui. Vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mossoró, Magaly Holanda ressaltou, por exemplo, as melhorias implantadas pela gestão no acesso à instituição, com a pavimentação asfáltica na via em que a Apae está instalada.

Magaly Holanda

“A gente costuma dizer que inclusão não é só pensar. É agir. É ter ação. O asfalto é real, é concreto, um sonho de muitos anos. Hoje chegamos com os nossos filhos com muito mais facilidade, sem tropeços. E um projeto como esse (Mossoró Inclusão), que hoje está em evidência, só vem reafirmar a seriedade da mobilização, do envolvimento com a inclusão. Na hora que o poder público pensa políticas públicas voltadas para chamar a atenção da sociedade, ele está assim fazendo a diferença”, relatou.

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (Amor), Graças Nunes, enfatizou também a importância de iniciativas como a instalação de pontos de inclusão em eventos promovidos pela Prefeitura de Mossoró e o novo projeto lançado pela gestão.

Graças Nunes

“É um momento muito importante, porque com certeza vai ampliar mais a área de abrangência dessas políticas públicas. (Os pontos de inclusão) deram uma boa visibilidade à nossa cidade, tanto que serviu de modelo para Natal (capital). Isso é muito importante porque algumas pessoas que são autistas, que têm sensibilidade auditiva, muitas vezes não conseguem ficar em um local onde o som é muito estridente. Esses abafadores amenizam essa situação e dão condição dessas pessoas poderem estar em todos os locais”, finalizou.