segunda-feira - 18/12/2023
Prefeitura de Mossoró premia alunos, professores e escolas no encerramento da VI Fecirme
Por: Maricelio Almeida
Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Teatro Dix-huit Rosado, a Prefeitura de Mossoró, reconhecendo e valorizando o empenho de alunos e professores no desenvolvimento de projetos realizados ao longo do ano, premiou os vencedores da VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). A cerimônia contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, que destacou a importância do momento e do incentivo proporcionado pela gestão municipal ao conhecimento científico desde a Educação Básica.
“É um momento gratificante, uma oportunidade de premiar os alunos, professores, escolas, que participaram ativamente de mais uma Fecirme, com trabalhos apresentados à sociedade mossoroense, projetos vitoriosos. Temos aqui, por exemplo, a entrega de notebooks, uma premiação que inova na forma de agradecer aos nossos alunos, professores, diretores de forma geral e que valoriza a ciência. É fundamental que nas escolas, desde cedo, a criança tenha a oportunidade de estudar ciências, tecnologia”, pontuou o prefeito.
Durante a solenidade no Teatro Dix-huit Rosado, que foi aberta com apresentações culturais promovidas por alunos das Escolas Municipais Raimundo Fernandes e Maurício Fernandes, foram anunciados os nomes das mostras e projetos vencedores da VI Fecirme tanto dos Anos Iniciais quanto dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A premiação contemplou alunos, professores e escolas, com a entrega de notebooks, troféus, certificados, medalhas e credenciais para a 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O professor Afonso Magnus, articulador geral da Fecirme, também foi homenageado.
Houve ainda anúncio dos vencedores das bolsas, em dinheiro, concedidas à equipe (alunos e professor) que obteve o primeiro lugar na feira e ao professor orientador “Nota 10”. O primeiro lugar geral da VI Fecirme foi para o trabalho “Produção de Bioplástico a partir do Mandacaru”, orientado pelo professor Celielton Silva. O projeto foi apresentado pelos alunos Pedro Gabriel, Jamile Kelly e Rebeca Iasmim, da Escola Municipal Dr. José Gonçalves (zona rural).
“Estou nervosa, mas muito feliz. É algo que eu não esperava, mas consegui. Estou feliz, tanto pelo notebook quanto pela bolsa. O nosso projeto ajuda o meio ambiente e as pessoas da região para não poluírem o meio ambiente”, explicou Jamile Kelly.
A estudante Nicolly Sophia, da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, também foi premiada, com seu grupo, formado pelos alunos Pedro Henrique e Anny Michele. Eles obtiveram o primeiro lugar na categoria Anos Iniciais (II Feira Kids), com notebooks para cada um e também para a unidade de ensino. “Estou muito feliz e me sentindo muito grata por isso. Usarei o notebook para estudar e aprender mais. Meu projeto foi sobre os cinco sentidos do corpo humano”, contou Nicolly.
Reconhecimento
O trabalho dos professores também foi reconhecido na cerimônia de encerramento da VI Fecirme. Foram entregues menções honrosas, premiação do professor “Nota 10” e dos orientadores dos trabalhos vencedores em cada categoria. Um dos destaques desta edição foi o professor Celielton Silva, que acumulou diversos resultados positivos, em projetos de duas diferentes escolas: Maurício Fernandes e Dr. José Gonçalves.
“É um momento de muita alegria. A metodologia científica não é algo fácil de se fazer, precisa de tempo, e o trabalho que a gente tinha em mente demandava muito tempo, então a gente começou muito cedo. As meninas batalharam muito, se empenharam, se dedicaram, e agora a gente está colhendo os frutos. É muito gratificante ser premiado pelo trabalho bem-feito”, disse o docente.
A professora Kéllia Araújo, da Escola Municipal Paulo Cavalcante, foi a vencedora da categoria professor “Nota 10” dos Anos Iniciais, ganhando notebook e bolsa de pesquisa no valor de R$ 1.650,00. “Eu não esperava vencer, mas fiquei muito feliz, porque não é um trabalho fácil, é um trabalho árduo, porém gratificante. É o segundo ano consecutivo que eu ganho esse prêmio. Despertar nas crianças o interesse pelo conhecimento científico é muito importante, não tem preço. O segredo é trabalhar a questão da afetividade, valorizando a criança, elevando a sua autoestima”, relatou.
Graça Freitas, da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, ressalta a importância da Fecirme para a construção do aprendizado das crianças. “Agora é hora de coroar esse momento de estudo, de aprendizado, mas também de muita satisfação em estar participando de um processo pedagógico, didático, científico, e também de interação. Eles brincaram, aprenderam e ensinaram também”, afirmou.
Balanço
O professor Hélio Oliveira, gerente executivo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME) e presidente da comissão organizadora da VI Fecirme, avalia como exitosa a realização da 6ª edição da feira, encerrada com a entrega da premiação. “É um momento muito importante, que traz não só um incentivo material, da premiação recebida, mas também toda uma simbologia, que é incentivo ao desenvolvimento da pesquisa científica, do ensino, das metodologias científicas na sala de aula”, relatou.
Para o secretário municipal de Educação, professor Marcos Oliveira, o resultado também é positivo. “Esse trabalho iniciou ainda no mês de maio, quando os professores e articuladores começaram a reunir os seus alunos e discutir as ideias para os projetos. Foram mais de 600 projetos apresentados nas feiras das escolas, destes 181 foram selecionados para apresentação na IV Fecirme, e destes 50 para a Feira do Semiárido Potiguar, sendo dois diretamente credenciados para a Febrace e um para a Feira de Fortaleza, que também é uma feira nacional”, detalhou, acrescentando:
“Isso mostra que, para além dos números, que são impressionantes, nós também tivemos projetos de excelência, que conseguiram apresentar mais resultados, tanto do ponto de vista da inovação, como do ponto de vista da criatividade, dos aspectos científicos e tecnológicos. Queremos aqui agradecer imensamente a cada professor, a cada gestor que apoiou, os articuladores desse trabalho que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, como protagonista da sua própria história”, finalizou.