segunda-feira - 18/12/2023

“Mossoró Realiza”: Prefeitura assina ordem de serviço e inicia construção do Memorial Covid-19

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró assinou na manhã desta segunda-feira (18) ordem de serviço para a construção do memorial em homenagem às vítimas da Covid-19. O memorial será construído na avenida Dix-sept Rosado, ao lado da Catedral de Santa Luzia, bairro Centro. Terá um investimento de R$ 433.783,42 (quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e oitenta e três reais e quarenta e dois centavos). A iniciativa visa prestar homenagem às pessoas que perderam suas vidas para a doença e também rememorar esse momento difícil pelo o qual passamos.

“Estamos hoje iniciando a obra, dando a ordem de serviço já com os trabalhadores em campo. Esse memorial será uma homenagem às mais de 700 vidas mossoroenses ceifadas durante o período da pandemia que começou em 2020 e se estendeu pelos anos 2021 e 2022. Realmente foi um período que, infelizmente, perdemos pessoas queridas, que a gente ama, amigos, familiares, então aqui é um momento de homenagem, de reflexão, é um momento que as famílias vão poder autorizar os nomes dos seus entes queridos para estarem aqui”, destacou Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró.

O memorial faz parte do programa “Mossoró Realiza”, que executa obras e ações em benefício da cidade. A obra é uma das iniciativas do programa, demonstrando o compromisso da Prefeitura em prestar uma homenagem digna às vítimas da pandemia.

“Esse memorial faz uma homenagem justa à população, à medida que aqui vai ter os nomes das pessoas vítimas da Covid-19. É um marco importante de você valorizar a população e ela se sentir aqui representada. Acho que é fundamental esse momento aqui”, enalteceu padre Flávio Augusto Forte de Melo, vigário-geral da Diocese de Santa Luzia.

Familiares de pessoas que perderam seus entes queridos também estiveram acompanhando a assinatura da ordem de serviço e início da obra. A enfermeira Clésia Cavalcante, irmã do médico psiquiatra Raimundo Clodovil que atuava na linha de frente na pandemia e foi uma das vítimas da Covid-19, falecendo no dia 6 de agosto de 2020, se emocionou e enalteceu a ação da Prefeitura em criar o memorial.

“Como irmã de uma pessoa que esteve na linha de frente para salvar vidas, mas para isso teve que dar a própria vida por todos nós, só tenho a agradecer. É muito importante construir esse memorial e valorizar a memória dessas pessoas. Quero mais uma vez agradecer ao prefeito e toda a equipe envolvida, porque eternizará os nomes das pessoas que amamos”, disse Clésia Cavalcante.

Enfermeira Clésia Cavalcante, irmã do médico psiquiatra Raimundo Clodovil que atuava na linha de frente na pandemia e foi uma das vitimas da Covid-19
​​​​​

O memorial será um marco importante para a cidade e um local de reflexão e memória para toda a população. “Nós enquanto familiares nos sentimos muito agradecidos ao prefeito por esse reconhecimento às pessoas que faleceram durante a Covid. Para nós que não tivemos oportunidade de nos despedir, a cada momento que passarmos aqui agora nesse empreendimento estaremos tendo oportunidade de nos despedir. A oportunidade de relembrar cada vez mais a presença marcante que eles tiveram nas nossas vidas”, agradeceu Emery Júnior, filho do jornalista Emery Costa que faleceu no dia 1° de maio de 2020.

Emery Júnior, filho do jornalista Emery Costa, que faleceu no dia 1° de maio de 2020

Foi bastante desafiador, onde a gente tinha uma praça deteriorada e que será recuperada e transformada em um importante equipamento, descreveu Almir Mariano, titular da Secretaria Municipal de Programas e Projetos Estratégicos.

“O memorial vai ter uma grandiosidade, preservará algumas questões já existentes, e estamos incluindo uma estrutura onde os familiares vão poder visitar os seus entes que se foram durante a pandemia. Vão poder refletir, vão poder fazer uma reflexão sobre o valor da vida e esse equipamento é um dos mais simbólicos que a gente está entregando na cidade de Mossoró, que ficará, de fato, fincado definitivamente na história da cidade”, concluiu Almir Mariano.

Secretária de Saúde, Morgana Dantas lembrou os momentos difíceis vivenciados durante a pandemia. “A Prefeitura, com muita bravura, conseguiu fazer um trabalho gigantesco que é esse momento de homenagem às pessoas que partiram. É triste você saber que essas pessoas partiram. Então, o que queremos agora é um espaço onde os familiares possam lembrar, mas lembrar da melhor forma. Lembrar que essas pessoas partiram, mas deixaram um legado para suas famílias e para a história”, declarou.