sexta-feira - 24/02/2023
Prefeitura de Mossoró oferece 3,6 mil vagas remanescentes na Rede Municipal de Ensino
Por: Maricelio Almeida
A Prefeitura de Mossoró publicou nesta sexta-feira (24) a portaria que dispõe sobre a organização das matrículas em vagas remanescentes para o Ano Letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino. Estão sendo ofertadas 3.659 vagas em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) tanto da zona urbana quanto da zona rural. As matrículas devem ser realizadas a partir das 8h do dia 27 de fevereiro até as 23h59 do dia 3 de março, pela plataforma “Mossoró Digital”.
A portaria nº 37, de 24 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial de Mossoró (DOM), detalha de que forma as vagas remanescentes estão distribuídas, de acordo com as unidades, turno e as respectivas turmas e níveis de ensino. Confira AQUI os anexos, a partir da página 9.
“Os pais que ainda não conseguiram matricular os seus filhos têm a oportunidade de visualizar, de forma transparente, a unidade com vagas disponíveis. As escolas e UEIs estão preparadas para receber a todos e a cada dia estamos fazendo novas entregas, investindo mais na estrutura das unidades, para que possamos ofertar a melhor educação possível para Mossoró”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.
Conforme destaca o documento publicado nesta sexta-feira (24), os procedimentos para a solicitação e efetivação da matrícula seguem o estabelecido na portaria nº 198, de 12 de dezembro de 2022. O passo a passo da matrícula on-line é simples: o responsável pelo aluno acessa o portal da Prefeitura, clica na aba “Mossoró Digital” e em seguida em “Educação”. Na sequência, deve-se clicar na seção “SIGEduc”, sendo direcionado para a página em que o processo é realizado.
Ao abrir o portal de matrículas, o responsável deve clicar na aba “Novos Estudantes – Realizar Nova Solicitação de Vaga” e depois em “Faça sua matrícula”. A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno e a data de nascimento. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Sem CPF” e "Avançar".
Na sequência, deve-se informar o nome do aluno e o da mãe da criança e preencher informações sobre a modalidade de ensino, nível de ensino e série. A partir dessa etapa, são apresentadas as unidades com vagas ainda disponíveis. Em seguida, são solicitados os dados pessoais do estudante e do responsável, endereço e disponibilizado um breve questionário socioeconômico.
Quando finalizado o preenchimento das informações, basta confirmar a operação. Para efetivação da matrícula, é necessária a apresentação, em até três dias após a solicitação da vaga, da documentação prevista no art. 17 da portaria que instituiu o calendário de matrículas (confira AQUI). A apresentação dos documentos deverá ser realizada na unidade de ensino para qual foi solicitada a vaga.