terça-feira - 17/03/2020

Prefeitura de Mossoró iniciou em janeiro medidas de contenção ao coronavírus

Por: Comunicação

A prefeita Rosalba Ciarlini participou hoje, 16, em Natal, na Escola de Governo, de reunião convocada pela governadora Fátima Bezerra para discutir ações de prevenção e contenção à propagação do coronavírus (Covid-19). Na ocasião a prefeita apresentou as principais ações já iniciadas em janeiro pela Prefeitura de Mossoró. 

No início de 2020 a Prefeitura começou o ciclo de capacitações com servidores da vigilância, com o objetivo de orientar os profissionais sobre as normas e protocolos definidos pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, a prefeita autorizou a criação de salas de isolamento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). O município também já aprovou o Plano Municipal de Contigenciamento, documento que norteia as ações no âmbito da Vigilância em Saúde, incluindo outras providências. 

Outra ação é a instalação de um comitê com setores do poder público e sociedade para definição de ações imediatas. 

“Esse é um momento de nos unirmos, de apresentarmos ações efetivas. Desde janeiro que estamos trabalhando. Mossoró é uma cidade que está entre dois estados, não temos casos, no entanto precisamos estar alertas e sem medo de tomar decisões importantes que podem ser decisivas para a saúde da população”, destaca Rosalba durante discurso. 

Segundo dados apresentados durante a reunião, o Rio Grande do Norte possui um caso confirmado de Covid-19. 

O encontro contou ainda com secretários do Governo do Estado, prefeito de Natal, Álvaro Dias, presidente da Femurn, Naldinho Araujo, representantes do judiciário e dos órgãos de vigilância em saúde. 

“É nosso papel mobilizar a sociedade no que diz respeito a esse momento que nós vivemos”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

O secretário estadual de Saúde citou que é preciso “alinhar as ações de vigilância junto com os municípios e o Ministério da Saúde”, complementou Cipriano Maia, destacando iniciativas que devem ser realizadas para a estruturação da rede de atenção e saúde básica. Segundo ele, no decorrer da semana as medidas deverão ser anunciadas e, paralelamente, será realizada a articulação para o reforço nos hospitais de referência. 

Tags:
Anterior Próximo