terça-feira - 17/03/2020

Efetivo de 115 GCMs é capacitado para a “`Patrulha Maria da Penha”

Após o lançamento do projeto “Patrulha Maria da Penha” da Guarda Civil Municipal, realizado no dia 9 de março, na Estação das Artes Elizeu Ventania, os Guardas Civis Municipais estão participando de capacitações para atuarem na execução do projeto que deve começar até o final deste semestre. As capacitações tiveram início com o lançamento do projeto e seguem até a próxima sexta-feira (20).

As capacitações abordam conteúdos teóricos e práticos sobre a construção do conceito de violência contra a mulher, estudo da Lei Maria da Penha e Medidas Protetivas, além das práticas de defesa pessoal e noções de primeiros socorros. Os treinamentos são exclusivos para o efetivo operacional que atuará diretamente na Patrulha Maria da Penha, composto por 74 homens e 41 mulheres.

“Tão importante quando possuir os equipamentos necessários para a execução do projeto como spray de pimenta, pistolas elétricas incapacitantes, coletes balísticos e rádios digitais, se faz também necessário dotar a GCM de conhecimentos que viabilizem o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. As capacitações acontecem para deixar o profissional da guarda ainda mais seguro na execução do seu trabalho”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal, Rudrigo Carvalho.

PATRULHA MARIA DA PENHA - O projeto tem por finalidade atuar na prevenção e combate à violência contra a mulher no município. O público alvo são mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas decretadas, além de outras mulheres que, mesmo sem medidas protetivas decretadas pelo judiciário, sofrem violência doméstica ou familiar.