segunda-feira - 30/01/2023

Prefeitura de Mossoró inicia programação da Jornada Pedagógica 2023

Por: Thiago Braga

Na manhã desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Mossoró abriu a edição 2023 da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Neste ano, o evento tem como tema “A prática educativa: planejamento, ação e resultados”. A abertura foi realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A solenidade inicial da Jornada Pedagógica abordou a temática “Rotinas escolares para uma gestão de sucesso”. Um momento direcionado para gestores e supervisores da rede que contou com a presença de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“É um momento importante para a Rede Municipal de Ensino, abrindo os trabalhos. Hoje, começando com o encontro de gestores e supervisores na preparação para que eles possam realizar as jornadas pedagógicas nas suas escolas. Estamos apresentando a política educacional e aquilo que dará o norte do nosso fazer durante todo o ano letivo”, evidenciou Hubeônia Alencar, secretária municipal de Educação.

O Encontro para Gestores e Supervisores segue também na manhã da terça-feira (31). “A Jornada Pedagógica é sempre um importante momento, onde alinhamos as expectativas e o que pensamos para ano letivo e quais os projetos. Neste ano, a temática é propícia a situação. Em 2021, realizamos todo o planejamento. Em 2022, um ano de muitas ações. E agora, em 2023, com foco nos resultados dessas ações. Esse momento é o que nós precisamos para buscar indicadores cada vez melhores para a Rede Municipal de Ensino”, explicou Hélio Oliveira, gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia.

“A jornada é um momento que mostramos o direcionamento para as ações da rede durante o ano, partindo da nossa temática. Nesse sentido, com foco em planejar aquilo que faremos a partir dos processos de aprendizagem dos alunos. Este ano o diferencial é que além desse encontro no início da jornada também iremos realizar minicursos, trazendo os professores para suas áreas específicas de atuação, despertando neles a reflexão sobre as práticas educativas com foco nos resultados das aprendizagens dos alunos”, destacou Gilneide Lobo, gerente pedagógica.

“É um planejamento importante para o início do ano letivo com a Jornada Pedagógica. É um momento muito importante de planejar, buscar mais conhecimentos. São temáticas relevantes para condução das nossas atividades”, declarou Daniela Medeiros, diretora da Unidade de Educação Infantil Eva Maria Dantas da Fonseca.

“A perspectiva muito boa do aprendizado para que todos nós possamos nos aperfeiçoar cada vez mais. Além disso, um encontro que possibilita a integração entre os gestores, supervisores e toda a equipe. Muito bom mesmo", contou Syntia Morais, supervisora da Escola Municipal Profª Niná Ribeiro de Macedo Rebouças.

Na próxima quarta-feira (1º), na programação da Jornada Pedagógica, acontecerá a abertura oficial do ano letivo 2023, às 18h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. “O momento é também de preparação para todo o ano letivo que será aberto nesta quarta-feira. No dia 1º, estaremos oficialmente abrindo o ano letivo levando a mensagem para todos que fazem a rede municipal”, enfatizou Hubeônia Alencar.

No dia 2 de fevereiro serão promovidos minicursos por etapas de ensinoAs atividades serão realizadas pela manhã e à tarde, dividida por turmas. O encerramento da programação será nos dias 3 e 4 de fevereiro. As escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) desenvolvem as suas jornadas pedagógicas debatendo o tema “Avaliação, planejamento e organização das unidades de ensino”.