quarta-feira - 22/05/2024

Prefeitura de Mossoró inicia construção do CAPS do Alto da Conceição

Por: Ítalo Mikael

construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Mariana Neuman - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM) construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Mariana Neuman - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró deu mais um grande passo para a saúde mental ao assinar a ordem de serviço para a construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Mariana Neuman, na avenida Alberto Maranhão, bairro Alto da Conceição. Sendo o quarto equipamento voltado à saúde mental no Município.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, destacando o comprometimento do governo municipal com a saúde pública. Obra executada através do programa “Mossoró Realiza”.

Este momento simboliza o início das etapas de construção, que seguirão um cronograma detalhado, incluindo a preparação da infraestrutura. Esta etapa é crucial para assegurar que o projeto seja completado de acordo com as expectativas da comunidade e administração pública.

“Chegando agora na nossa obra número 20, na saúde do Município. Mais um CAPS. Estamos construindo três CAPS, um adulto no bairro Nova Betânia, um de álcool e drogas, um infantil no Abolição 2, e agora o CAPS Mariana Neumann aqui no bairro Alto da Conceição. Entregaremos mais um equipamento de saúde mental de qualidade num espaço qualificado onde as pessoas poderão ser atendidas da melhor forma. Teremos atendimentos com a equipe multiprofissional, além do médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, educadores físicos, toda uma equipe preparada para atender pacientes que necessitem utilizar o CAPS Mariana Neumann”, detalhou Morgana Dantas, secretária de Saúde.

Morgana Dantas, Secretária de Saúde

O Centro de Atenção Psicossocial no Alto da Conceição tem como objetivo fornecer um ambiente de apoio às pessoas que enfrentam problemas psicossociais, promovendo a reabilitação pelo acesso a tratamentos e atividades terapêuticas. Este centro atenderá a várias necessidades, incluindo serviços de psicologia, psiquiatria, além de oficinas de trabalho e lazer. O público-alvo são indivíduos que necessitam de cuidado contínuo, fora do ambiente hospitalar, colaborando assim para a desospitalização.

O CAPS trará um impacto transformador para a região, melhorando o acesso à saúde mental. Foto:Lucas Bulcão (Secom/PMM)

“Estamos aqui para dar a ordem de serviço ao CAPS Mariana Neuman, uma área com mais de 590 metros quadrados construídos para que realmente os adultos, masculino e feminino, estejam aqui e sejam recebidos com muita qualidade e conforto. São mais de dois milhões e 500 mil reais investidos pelo Município para que realmente a população tenha conforto e qualidade. A obra tem um prazo de 12 meses para execução, para entrega desse equipamento tão importante.”, declarou Rodrigo Lima, secretário de Infraestrutura.

Rodrigo Lima, Secretário de Infraestrutura

O CAPS trará um impacto transformador para a região, melhorando o acesso à saúde mental, reduzindo o estigma associado a essas condições e fortalecendo o suporte comunitário. A estrutura física será dividida em dois blocos.

Bloco 1 - Recepção e acolhimento, SAME, almoxarifado, farmácia, sala de  administração, um lavabo coletivo feminino e um masculino, um lavabo feminino PcD e um masculino , três salas de atendimento individualizado, um posto de enfermagem, uma sala de medicação, uma sala de utilidades, uma sala de reunião, duas salas de atividades coletivas, um espaço de convivência interno, um  espaço de convivência externo, uma copa e um depósito de material de limpeza.

Bloco 2 - Um dormitório feminino mais banheiro PcD, um dormitório masculino mais banheiro PcD, um banheiro coletivo feminino e um masculino, um refeitório, uma cozinha, uma despensa de alimentos, um despensa de utensílios, um depósito de material de limpeza e uma área de serviço.

Veja mais fotos.