terça-feira - 31/03/2020
Prefeitura de Mossoró compra mil testes rápidos do novo coronavírus
Por: Comunicação
Após a chegada dos primeiros testes rápidos do novo coronavírus no Brasil, a prefeita Rosalba Ciarlini determinou a compra imediata de mil testes rápidos para Mossoró. O Município está investindo R$ 110 mil reais na compra de mil testes que serão utilizados prioritariamente nos servidores de saúde das UPAs e SAMU. A previsão é que esses kits de teste cheguem ainda neste mês de abril. A escolha desses profissionais é pelo fato de estarem na linha de frente no salvamento de vidas e em constante atendimento médico à população.
“A nossa intenção é ampliar o acesso ao diagnóstico para que possamos agir e encaminhar os pacientes conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Essa é mais uma ação executada pela nossa gestão nesses tempos de pandemia, onde precisamos adotar medidas rápidas e efetivas, identificando casos e agindo para que essas pessoas possam buscar o tratamento o mais rápido possível ”, explica a prefeita Rosalba Ciarlini.
Os resultados dos testes rápidos apontam se o indivíduo tem ou não Covid-19 de 15 a 30 minutos. O Ministério da Saúde indicou as orientações de utilização do teste rápido. "Entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.", informou.