sexta-feira - 12/05/2023

Prefeitura de Mossoró capacita profissionais de unidades polos em tratamento de sífilis

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta quinta-feira (11) capacitação com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais junto com a vigilância em saúde, e contou com apoio da equipe do SAMU para o treinamento.

O município contava com as UPAS e UBS Cid Salém realizando o tratamento para sífilis em gestante/parceiro e criança até um certo momento. Visto a importância de se ampliar esse tratamento em locais mais próximo ao usuário, foi implantado e entregue os kits de urgência e emergência para as cinco unidades polo para administração de penicilina para o tratamento a sífilis, são elas: UBS Marina Ferreira; UBS Mário Lúcio; UBS Maria Neide; UBS Marcos Raimundo e UBS Conchita Ciarlini”, destacou Érica Cibele da Cunha, diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

O treinamento foi realizado para todas as categorias da saúde, das cinco unidades básica polo, os profissionais do nível médio, técnico e superior participaram da capacitação.

“O programa IST/AIDS tem como objetivo ampliar cada vez mais esse tratamento e se estender para as demais unidades, tendo em vista a importância do treinamento para todos esses profissionais capacitar a equipe, pois caso o paciente venha ter complicação após aplicação da medicação, para que toda equipe da atenção básica venha agir dentro dos protocolos e diretrizes do atendimento de urgência e emergência”, reforça Joyce Hayanny Silva Moura, coordenadora do programa IST/AIDS.

“Ao realizar o teste rápido na atenção básica para sífilis em gestante, o resultado sendo reagente, essa mulher já será encaminhada para essas unidades que são polos para administração do tratamento. Com esse avanço de novas unidades administrando o tratamento, iremos ter boas respostas nos dados epidemiológicos, diminuindo assim casos de sífilis congênita em nossa cidade”, reforça Érica Cibele da Cunha, diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.