sábado - 13/05/2023

Influenza: vacinação é liberada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade

Por: Edinaldo Moreno

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) iniciarão na próxima segunda-feira (15) a imunização da população a partir de 6 meses de idade contra a Influenza. A liberação é recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). A decisão foi anunciada na última sexta-feira (12).

A orientação, conforme o MS, atende a estados e municípios que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. O coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo Lima, destaca que a população procure as unidades de saúde para se imunizar contra a doença.

“É importante que a população busque as Unidades Básicas de Saúde para se proteger contra esse agravo (doença). A vacina protege contra dois tipos de Influenza A H1N1 e H3N2 e a Influenza B. Também é importante ressaltar que as pessoas que são dos grupos prioritários devem o quanto antes estarem se vacinando, pois são as mais susceptíveis as complicações”.

Etevaldo Lima informa que a cobertura vacinal no grupo prioritário encontra-se em 24%. “O Ministério da Saúde prioriza esse grupo. Em Mossoró temos uma população alvo de112.304 pessoas. Estamos passando pelo aumento dessas síndromes respiratórias e se temos a vacina para nos proteger é importante manter a vacinação em dia”, disse.

A vacinação representa uma importante ferramenta de prevenção, sobretudo nesse período de outono e inverno, quando as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural.

A imunização em Mossoró para toda a população acima de 6 meses contra a Influenza teve início na noite desta sexta-feira (12) durante a Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do bairro Abolição II. Foram aplicadas 379 doses, sendo 182 para Influenza, 145 para Covid-19 e 52 para Febre Amarela.