segunda-feira - 12/12/2022

Prefeitura de Mossoró apresenta experiências exitosas em I Mostra Regional

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Mossoró, teve 9 projetos exitosos selecionados e apresentados na I Mostra Regional de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde direcionada aos profissionais de saúde da Vigilância em Saúde, Atenção Primária à Saúde (APS), gestores municipais de saúde, profissionais dos Hospitais Regionais e representantes das universidades locais.

A apresentação dos projetos ocorre nesta segunda-feira (12) nos dois horários no auditório da Faculdade de Ciências da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN). O objetivo do evento é apresentar e compartilhar as experiências exitosas dos municípios das 2ª e 8ª Regionais de Saúde no âmbito da Vigilância em Saúde Integrada com a Atenção Primária à Saúde (APS).

Diretora-geral da Atenção Básica, Katiana Aquino destacou os trabalhos exitosos desenvolvidos pelas equipes da Saúde e implementados à população mossoroense.

“Foram trabalhos submetidos a uma banca e diversos deles foram selecionados para serem apresentados nesta segunda-feira aqui na Mostra Regional. Alguns projetos apresentados são da Vigilância em Saúde e outros da Atenção Básica. É de fundamental importância que a gente apresente esses projetos exitosos e os outros municípios saibam como essa experiência exitosa tem andamento”, disse Katiana que apresentou o trabalho direcionado à saúde do homem, um dos projetos selecionados.

Outra experiência exitosa do Município e apresentada no evento foi a ação em comunidades rurais em situação de surto de raiva animal. O projeto foi apresentado pelo médico veterinário Genicleyton de Gois. O trabalho realizado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) evitou que algum caso humano da doença surgisse.

“Esse nosso projeto desenvolvido em algumas comunidades rurais no polo Alagoinha e em volta do Parque Nacional da Furna Feia trouxe benefícios à saúde pública do município e com o trabalho desempenhado bloqueamos a ação do vírus da raiva nessas localidades. Consiguemos, com essa experiência, evitar que algum caso humano de raiva surgisse no nosso município”.

Fábia Maria de Queiroz e Suiann Costa também apresentaram projetos exitosos. A primeira falou sobre o “Potinho do Amor”, que incentivou a doação de leite materno e frascos de vidro para o Banco de Leite de Mossoró. Suiann apresentou o projeto “Equipe Dedicada”, que trabalha crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo Vírus Zika.

“Escolhemos o Distrito Norte e fizemos um trabalho de conscientização sobre a importância da doação do leite materno, bem como incentivamos a doação daqueles vidros de café que tem a tampa de plástico. No Banco de Leite é uma das maiores dificuldades de onde colocar o leite materno que é doado”, disse Fábia Queiroz.

“É um trabalho integrado, uma rede de apoio que surgiu desde 2017 e permanece até hoje e daí a importância por ser uma equipe que está até hoje. Consideramos que é uma experiência exitosa do município de Mossoró”.

No período da tarde outros quatro projetos selecionados da Secretaria de Saúde de Mossoró serão apresentados.

CONFIRA PROJETOS SELECIONADOS:

- Ações em comunidades rurais em situação de surto de raiva animal no município de Mossoró.

- Ações de promoção à saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata.

- DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS: um diagnóstico situacional

- Equipe dedicada: uma trajetória de cuidado a crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus e herpes (STORCH) e as suas famílias.

- Potinhos de amor - incentivo à doação de leite materno e frascos de vidro para o Banco de Leite Mossoró-RN

- Projeto de pesquisa e implementação avalia ferramentas para favorecer a integração entre vigilância em saúde e atenção primária em Mossoró-RN.

- A experiência da implantação e atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) no município de Mossoró-RN.

- Surto da doença de Haff no município de Mossoró-RN.

- Trabalho de fiscalização noturna realizado pela Vigilância Sanitária do Município de Mossoró-RN.