terça-feira - 07/11/2023
Prefeitura abre campanha “Novembro Azul” com foco na prevenção do câncer de próstata
Por: Thiago Braga
A prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do público masculino ganham visibilidade neste mês. Diante disso, na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de Mossoró abriu oficialmente a campanha “Novembro Azul”. A solenidade de início da programação no município aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, no bairro Aeroporto.
A campanha “Novembro Azul” – maior movimento em prol da saúde masculina – tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele.
“É mais um mês de conscientização à saúde do homem. A gente chama os homens a comparecerem a nossa Atenção Primária, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A partir daí a gente dá segmento a consultas, a realização de exames e todas as atividades realizadas tanto na zona urbana como na zona rural. É importante que os homens entendam que esse é o primeiro passo”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
As ações voltadas à saúde do homem são realizadas durante todo o ano, mas no mês temático da campanha elas serão intensificadas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha com uma programação diversificada para ofertar ao público masculino atendimentos médicos, exames, palestras e outros serviços.
“É um mês em que a gente volta todos os olhares e atenção à saúde do homem, a prevenção ao câncer de próstata, mas não só trabalhando isso, trabalhando a saúde do homem como um todo. O município já trabalha essas ações durante todo o ano e intensifica no mês de novembro para a gente conseguir mais adesão dos homens aos serviços de saúde. O homem negligencia mais a sua saúde. Por isso, a gente está trabalhando a importância do autocuidado com a saúde do homem. Vamos aos equipamentos onde eles estão trabalhando, porque é muito importante a nossa presença. Geralmente o homem não procura uma UBS. Por isso, definimos ações integradas com equipes de saúde, apoio das universidades, IAF – Incentivo à Atividade Física, e outros parceiros. Vamos até os homens para tratar essa temática nos próprios espaços de trabalho deles”, informou Suiann Costa, coordenadora da Saúde do Homem no município.
A abertura da campanha “Novembro Azul” mobilizou usuários e servidores públicos que trabalham no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo. Na ocasião, o público presente recebeu informações sobre o tema, orientações e esclarecimento de dúvidas. “Essa é uma campanha extremamente importante. Sabemos que os homens têm essa característica de não buscar atendimentos preventivos. E em relação ao câncer de próstata, há um preconceito muito grande. Mas esse momento aqui é extremamente importante, porque enquanto a campanha deflagra esse movimento, que não deve se limitar apenas ao mês de novembro, mas que deve permear a partir de então todas as ações de saúde desenvolvidas durante o ano inteiro. Trata-se de uma questão cultural que precisa ser trabalhada durante todo o ano, diariamente”, disse Marcos Oliveira, secretário municipal de Educação.
Atividades educativas com a população devem ser realizadas na campanha “Novembro Azul”, numa programação integrada entre as secretarias. “A educação está em tudo e não poderia ser diferente em relação à educação para a saúde do homem. Eu já adianto que desenvolvemos um trabalho dessa natureza nas escolas. Levaremos palestras para as escolas para tratar também dessa temática. Reuniões para as quais convidaremos os pais dos nossos estudantes, como uma forma de chegar mais perto das famílias, principalmente das famílias que mais precisam desse tipo de informação”, contou o titular da SME.
O movimento “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Além disso, incentiva a prática de exercícios, alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental. E ainda, a realização periodicamente do exame da próstata, conforme recomendação de médicos especialistas.
“Neste mês, orientamos que o paciente busque seu médico para realizar exames. Importante pontuar que quanto mais cedo o diagnóstico maior a chance de cura. Câncer não é sinônimo de morte. Por isso, é importante a prevenção, os cuidados, adoção de hábitos saudáveis”, explicou Geison Freire, diretor técnico da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.
Quando identificado na fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura. O check-up é a melhor forma de prevenir doenças, evitando que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados.
“Estaremos realizando também exames de ultrassonografia no penúltimo final de semana de novembro. Será um final de semana dedicado às ultrassonografias masculinas. Estaremos no PAM realizando quase 500 exames só com homens”, acrescentou Morgana Dantas.