sexta-feira - 28/09/2018

Prefeita Rosalba Ciarlini participa de ação de saúde na UBS Chico Costa

Na manhã desta sexta-feira (28), a Unidade Básica de Saúde Chico Costa, no Santo Antônio, abriu suas portas para receber a comunidade do bairro em uma ação de saúde coletiva com diversos serviços ofertados gratuitamente. Além de cuidar do mossoroense, a ação também tem o objetivo divulgar o lançamento da Campanha Outubro Rosa, que ocorrerá nesta segunda-feira (01) no auditório da Estação das Artes. A Prefeita Rosalba Ciarlini acompanhou de perto as mais de 10 especialidades que estão sendo disponibilizadas gratuitamente para a população. “A equipe da secretaria de saúde está reunida nessa ação com o objetivo de atender demandas que sempre há procura, como cardiologia e urologia. Estamos as portas do Outubro Rosa, então essa ação direciona as pessoas pra campanha, com orientações e estimulando a realização do autoexame.”, destaca Rosalba.
“Eu estava precisando me consultar e quando soube dessa ação eu corri pra cá. Tenho alguns exames e vou mostrar ao médico. Acho que ações como essas devem sempre acontecer.”, relata Maria de Fátima, de 63 anos, moradora do bairro Barrocas.
Francisca Iranilde procurou a UBS Chico Costa para receber atendimentos especializado com o dentista. Ela chegou cedo e saiu satisfeita após receber os cuidados da Unidade. “Vim me consultar com o dentista e vi que quem já foi atendido saiu satisfeito. Comigo não será diferente. Essa ação é muito boa mesmo pra gente que precisa.”, afirma Iranilde. Os atendimentos aconteceram das 8h às 17h na UBS. As assistências foram realizadas por clínico geral, dermatologista, geriatra, urologista, cardiologista com eletrocardiograma (ECG) e dentista. Foram feitos exames de prevenção, verificação de pressão arterial, atualização do cartão de vacinas, exames de glicemia, testes rápidos e palestras sobre o tema nas salas de espera. Estudantes da Universidade Potiguar (UNP) realizaram orientações nutricionais e de fisioterapia.