sábado - 17/08/2019

Prefeita Rosalba Ciarlini abre oficialmente 21ª Festa do Bode

Dando continuidade a programação da 21ª Festa do Bode, a prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, realizou nesta sexta-feira, 16, a abertura oficial do evento. A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado de diversas autoridades e representantes de instituições e dos setores da caprinovinocultura, deu início oficialmente a maior Caprifeira do estado. A solenidade teve início com uma missa celebrada por Pe. Telmo em bençãos aos produtores, criadores e participantes do evento.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade e destacaram a importância econômica da feira para a região. “Hoje não somos mais criadores, somos empreendedores dentro da ovinocaprinocultura. Essa atividade é capaz de dar auto sustentabilidade aos criadores. É possível ser vitorioso como criador de caprino e ovino no semiárido brasileiro”, disse o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região (Ascom), Luiz Soares.

O secretário de Agricultura do município, Jean Carlos, falou sobre a expectativa do volume de negócios da feira e sobre a novidade deste ano de 2019 que é a Exposição de Animais da raça paquistanesa “Sindi”. “Os números finais sabemos que só vamos ter ao final da feira, mas a nossa expectativa é que ultrapasse 1 milhão de reais. Um dos grandes destaques da nossa feira é Exposindi, onde 80 animais da raça estão em exposição”, destacou Jean.

O deputado federal, Beto Rosado, participou da solenidade e falou do crescimento da feira que se consagra como a maior do estado. “A realização dessa feira representa crescimento para os criadores, significa desenvolvimento genético, melhoramento do rebanho. Estou muito satisfeito que um trabalho antigo está dando e só tem a crescer. Parabenizo a todos os envolvidos na realização dessa grande festa”, falou o deputado.

O secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Saldanha, destacou que o evento é de grande importância para todo o estado e ressaltou o bom momento de recuperação da agricultura após uma sequência de anos sofrendo com a seca. “Essa festa é do tamanho que Mossoró merece e realizada em especial para os criadores e produtores. Estamos vivendo um bom momento de retomada das plantações e esperamos que agricultores possam recuperar seus créditos no mercado para seguir com suas atividades”, disse.

A prefeita Rosalba Ciarlini falou da importância da feira para os criadores e produtores e também destacou o potencial da região para a expansão da raça de bovinos, Sindi. “Essa feira é um momento de troca de ideias, experiências e de aprendizado. Esta festa completa hoje 21 anos e está no calendário permanente estadual juntamente a todas as feiras de caprinos e ovinos do estado e, com certeza, é a maior. Também temos aqui o bovino mostrando que na nossa região é possível sim desenvolver e fazer crescer a bovinocultura. Para isso temos aqui a raça Sindi que vem para expandir e divulgar e fazer crescer esse negócio”, disse.

Participaram da solenidade de abertura secretários municipais, os vereadores: Alex Moacir, Izabel Montenegro, Manoel Bezerra e Rondinele Carlos. Ainda estiveram presentes o senador Jean Paul Prates; o representante da Emater, Victor Hugo; o represente do grupo de criadores Sindi, Ricardo Lemos; o reitor da Ufersa, José de Arimateia; representante do Sebrae, Paulo Miranda e o representante do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcelino.

A Festa do Bode continua neste sábado, 17, com a realização de torneios leiteiros, feira de artesanato, espaço gastronômico, cursos, palestras e oficinas. A partir das 19h acontece o Leilão “Terra da Liberdade”, onde serão leiloados diversos animais das fazendas experimentais da Emparn e possuem grande importância genética. A programação cultural segue a partir das 20h, com apresentações de Nilson Viana e Forró com Ella.