sexta-feira - 16/08/2019

Grupo de Apoio à Pessoa com Obesidade recebe terapia psicológica

A Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Escolástico realizou no Centro de Evangelização do Shalom do Santa Delmira, uma palestra com o Grupo de Apoio à Pessoa com Obesidade (GRAO). A palestra foi ministrada pela psicóloga Andressa Porto, e teve como tema 'alimentação emocional'.

"A alimentação emocional é o ato de ingerir alimentos ricos em carboidratos, gorduras, doces, mediante estado emocional desagradável, como raiva, tristeza, angústia e ansiedade. Trouxe algumas técnicas como a de respiração e técnicas de psicologia para ajudar o grupo", explicou Andressa.

A nutricionista e assistente social do município, Ivana Morais, frisou a linha de cuidado com o paciente obeso. "O cuidado vai desde a atenção básica até a atenção especializada e hospitalar. É preciso sensibilizar para o tratamento. Antes a criança gordinha era considerada saudável. Mas, é preciso desde criança ter um cuidado para não chegar a vida adulta com problemas", falou.

Márcia Sampaio faz parte do GRAO e já perdeu 30kg desde o início do seu acompanhamento. "O grupo nos motiva e ajuda a perder peso. É um grande incentivo para quem vai entrar. Tive muito resultado com o acompanhamento. A comida para mim agora é de forma saudável", falou.

Quem também se beneficiou com o grupo foi Cássia Maria, que já perdeu 10kg após o acompanhamento. "É muito importante para gente. O índice de obesidade hoje é muito elevado. Então nós temos que nos cuidar. Isso para nós foi um presente maior do mundo. Conheci o grupo e depois que estou nele já perdi 10kg", comemorou.

Atualmente, o GRAO conta com 83 integrantes.