sexta-feira - 18/12/2020

Praça Dom João Costa será revitalizada

A Praça Dom João Costa, localizada no bairro Santo Antônio, no passado foi um grande espaço de encontro e convivência entre a vizinhança e também entre os alunos do Colégio Diocesano, CEJA Prof. Alfredo Simonetti (Supletivo) Escola Estadual Jerônimo Rosado. Hoje a estrutura se encontra em péssimas condições e o espaço subutilizado. Mas a prefeita Rosalba Ciarlini planejou recuperar o espaço e devolver a vida ao local. O projeto da reforma está concluído e a próxima gestão deverá executar a obra.

O projeto foi construído pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos e coordenado pelo arquiteto Carlos Mendes. A planta da reforma garante a revitalização de todo o espaço, reconfigurando as passarelas para a prática da caminhada, revitalização da quadra de esportes, arborização, instalação de caramanchões e ampliação para a capacidade de estacionamento de veículos.

“O projeto consiste em dar uma nova cara a essa tradicional praça e ponto de encontro das turmas das escolas que ficam ao seu redor. Um espaço que hoje está sem utilidade, mas que com a reforma voltará a ser ocupado também pela vizinhança e por aqueles que não abrem mão da prática esportiva ao ar livre”, destacou o arquiteto Carlos Mendes.

A praça ficou conhecida pela antiga concha acústica erguida no centro da construção. Hoje ela é um problema de saúde e segurança pública. No novo projeto ela será demolida e no local será construída um equipamento em formato de coliseu para apresentações culturais e exposição de artes. O projeto contempla ainda a criação de uma biblioteca comunitária com espaço de leitura para incentivar a prática aos jovens.

“Estamos deixando o projeto pronto. Um projeto que objetiva restaurar o espaço e devolver o espaço público a comunidade. Será uma praça que atenderá as pessoas que buscam a prática da atividade física, espaço para convivência da vizinhança e área de lazer e encontro para a juventude escolar que fica em torno do local. Há recursos em caixa e o cidadão precisa ficar atento para que essa obra seja executada”, alertou a prefeita.

CENTRO DE APOIO AO DEFICIENTE VISUAL – A Praça Dom João Costa é também o endereço do Centro de Apoio do Deficiente Visual (CADV) coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e que serve de suporte na aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual. O equipamento também foi contemplado no projeto de reforma e em breve terá uma nova estrutura com acessibilidade física. No local também será construído um jardim sensorial para estimular a percepção tátil entre os usuários do CADV.