sexta-feira - 18/12/2020

Hospital Psiquiátrico será construído no bairro Boa Vista

Os pacientes psiquiátricos que buscam os serviços municiais para tratamento e internação deverão ter em breve um novo equipamento. Atualmente o atendimento é feito no Hospital Municipal São Camilo de Lélis, no bairro Nova Betânia, funcionando em prédio alugado. A prefeita Rosalba Ciarlini encerra a gestão deixando o projeto arquitetônico concluído e com recursos garantidos para a execução da obra. O projeto elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos foi coordenado pela arquiteta Vera Cidley, referência em construções hospitalares.

O novo Hospital Psiquiátrico de Mossoró deverá ser construído em terreno cedido pelo Governo do Estado, localizado em um quarteirão no Bairro Boa Vista entre as ruas Raimundo Galdino, Vivência Lopes Rodrigues, Francisco Solon e Coelho Neto. O projeto contempla uma área de 3.888m², com construção exclusivamente em nível térreo para garantir segurança e mobilidade aos internos. “Elaboramos esse projeto com foco na humanização no atendimento aos pacientes psiquiátrico. Não temos construções com pavimentos superiores para garantir a segurança e integridade física dos internos”, explicou a arquiteta do projeto, Vera Cidley.

O projeto contempla espaço administrativo, repouso dos funcionários, 74 leitos para internação, sendo 50 masculinos, 20 femininos, e mais 04 leitos para demandas diversas. “O planejamento que realizamos nesses últimos quatro anos está nos possibilitando encerrar a gestão com esse grande passo na melhoria da saúde mental. Estamos deixando o projeto pronto, com recurso em caixa e é importante que a população cobre a execução dessa obra que trará mais dignidade aos pacientes e seus familiares que convivem com problemas psiquiátricos”, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.

A arquitetura do espaço contempla ainda áreas comuns para a convivência dos pacientes com a construção de pequenas praças com bancos e jardinagem para proporcionar um ambiente de tranquilidade e harmonia, essenciais no tratamento dos internos. Todo o espaço é protegido por muros garantindo a segurança dos funcionários e internos.

LAVANDERIA HOSPITALAR MUNICIPAL – No novo Hospital Psiquiátrico de Mossoró funcionará a lavanderia de toda a rede hospitalar do município. Preliminarmente o projeto criou o espaço apenas para a demanda do próprio hospital, porém a estrutura é suficiente para absorver toda a necessidade do município.