sexta-feira - 18/10/2024

Pop Rua Jud garante serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade em Mossoró

Ação se estenderá até às 18h, na Escola de Artes.

Por: Thiago Braga

Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

Nesta sexta-feira (18), Mossoró recebe a edição da ação "Pop Rua Jud", uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 21ª Região, em parceria com a Prefeitura. O evento oferta à população em situação de rua uma série de serviços sociais e de saúde para promoção de cidadania e dignidade.

O evento sediado na Escola de Artes acontece até as 18h. Estão sendo ofertados serviços como: emissões e regularização de documentos, assistência jurídica, requerimentos de benefícios, acompanhamento de processos judiciais, consulta ao FGTS, além de serviços de saúde e vacinas, corte de cabelo, recreação e alimentação.

"A população em situação de rua é uma realidade de Mossoró. E aí a Prefeitura juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho vem com essa ação de cidadania para garantir direitos para a população. A identidade, CPF, atendimentos de saúde, título de eleitor e toda a gama de direitos que a população em situação rua precisa", explicou Priscila Martins, gerente de Proteção Especial do município.

"É uma das iniciativas da Política Judicial Nacional de Atenção à Pessoa em Situação de Rua. Ela inventiva o Poder Judiciário a abrir as suas portas e ir até o local onde essas pessoas estão. A justiça indo até onde as pessoas mais necessitadas estão e isso acaba, não só aproximando, mas levando também para uma série de serviços. Muitas pessoas não são tidas nem como cidadãos, porque não têm direitos, não têm documentos e nessa ação a gente procura garantir a elas os documentos básicos como certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor e tantos outros serviços", disse Ana Cláudia, membro da Comissão Multisetorial de Atenção à Pessoa em Situação de Rua.

Pop Rua Jud chega a Mossoró para somar a um trabalho realizado continuamente na área pelo Município com diversas políticas públicas. "No âmbito do Município nós temos serviços que trabalham diretamente com a população de rua, que é o Abrigo Social e o trabalho que é articulado pelo nosso grupo de profissionais que está vinculado ao SEAS, que faz o acompanhamento quanto a questão de cidadania e dignidade dessa população. No âmbito da Secretaria de Assistência, nós temos psicólogos, assistentes sociais e técnicos que fazem todo esse trabalho. A gente faz uma articulação via CREAS. Um trabalho que é contínuo, todos os dias", pontuou Etevaldo Almeida, secretário de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, esteve na manhã de hoje visitando a ação Pop Rua Jud. "É um grande dia de cidadania, onde todas as pessoas que vivem em situação de rua, com vulnerabilidade social, estão sendo chamadas, convidadas e convencidas a estarem aqui. Nós estamos ofertando a parte de documentação, alimentação, brincadeiras, brinquedos para crianças. Aqui é uma ação do Tribunal Regional do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Mossoró. A Prefeitura tem todo suporte, junto com as instituições", declarou o gestor.

No evento, também é possível realizar inscrição e regularização no CadÚnico, requerer benefícios previdenciários junto ao INSS, ajuizar ações na justiça comum, federal e do trabalho e receber orientações jurídicas supervisionadas pela OAB e Defensoria Pública.

Além disso, a programação também contempla ações  de empregabilidade (Parceiros do Trabalho), com o suporte das secretarias do município, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Técnico-Científico de Perícia, Lions e outros.