quinta-feira - 09/10/2025
Plano Diretor: Prefeitura inicia etapa das oficinas setoriais
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró, através do Núcleo Gestor de revisão do Plano Diretor, realizou a primeira oficina setorial. Esta nova etapa é direcionada aos segmentos da sociedade e ocorreu na noite desta quarta-feira (8), no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, bairro Centro.
O encontro teve como objetivo reunir setores da sociedade civil no intuito de debater diversos temas, como, por exemplo, proteção de áreas verdes, cursos d'água, nascentes e unidades de conservação, área de risco, resíduos sólidos, saneamento ambiental, qualidade do ar, integração das agendas climáticas e tributação ambiental para o desenvolvimento urbano sustentável.
A secretária executiva do Núcleo Gestor, Marianne Maia, destacou a importância desta nova fase das oficinas para a revisão do Plano Diretor do município. A primeira oficina foi sobre o meio ambiente.
"Estamos tendo vários canais de participação nesse processo de revisão do Plano Diretor de Mossoró e hoje estamos iniciando as oficinas setoriais, que são voltadas a públicos específicos para debates de temáticas específicas na revisão. Convidamos para este primeiro encontro setorial autoridades que trabalham com esse tema", disse.
Moradora do bairro Walfredo Gurgel, Kaliane da Silva Rebouças compareceu à oficina temática e explicou que estava lá para observar a discussão sobre a revisão do Plano Diretor que tem a ver como sua área de atuação.
"Eu sou arquiteta e trabalho com diversos tipos de projetos e é de meu interesse ver como o planejamento da revisão do Plano Diretor está se desenvolvendo e quais políticas estão sendo abordadas em relação ao meio ambiente, à construção de forma geral. Destaco também que a sociedade precisa participar destes momentos ativamente para a construção de nossa cidade".
Francisco Neves de Brito esteve na biblioteca também participando da oficina. O morador do bairro Dix-sept Rosado representou os populares da localidade e também exaltou o momento para abordar a revisão do Plano Diretor.
"É um momento muito importante a participação da população nesta discussão da revisão do Plano Diretor de Mossoró. A cidade está muito desenvolvida, principalmente na minha área da construção civil e que continuamos esse crescimento que vem tendo, mas quando se fala de meio ambiente a gente se preocupa com algumas coisas que estão acontecendo, como, por exemplo, as queimadas; problema muito sério que vem ocorrendo", frisou.