quarta-feira - 08/10/2025

Semasc lança programa “Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável” no CRAS Barrocas

Semasc inicia programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável” com idosos do CRAS Barrocas.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) realizou na tarde desta quarta-feira (8), o lançamento do programa “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) que surgiu com o intuito de selecionar e classificar entes públicos para doação de bens móveis.

Shirley Targino - Secretária da Semasc

“Essa é uma oportunidade de cada um conhecer a internet, a informática, ter acesso às redes sociais, isso é uma coisa fantástica. Eles vão realmente abrir a cabeça para outro mundo, ter essa oportunidade de aula aqui no bairro com uma professora maravilhosa, vai ser uma experiência incrível. A gente fica muito feliz de estar aqui hoje lançando o projeto”, declarou a secretária Shirley Targino.

A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) busca proporcionar a inclusão digital e social das pessoas idosas em atividades de saúde, tecnologia, educação e mobilidade física. O município de Mossoró foi contemplado com computadores, impressora e TV que irão ser utilizados no programa “Viver”, por idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Barrocas.

Marwyla Lima - gerente da Proteção Básica

“O objetivo do programa “Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável” é possibilitar inclusão digital de pessoas idosas. Nós participamos de um processo de edital e o município foi contemplado com oito computadores, uma TV e uma impressora e a partir disso, aqui no CRAS Barrocas, nós vamos começar com a primeira turma de pessoas idosas que vão participar do programa”, pontuou Marwyla Lima, gerente da Proteção Básica.

Maria de Lourdes é uma das usuárias do CRAS Barrocas que está participando do programa “Viver”. Ela expressa a alegria de participar desse projeto, entre tantas outras atividades realizadas no CRAS.

Maria de Lourdes - usuária do CRAS Barrocas

“Estou me sentindo maravilhosamente bem, porque antigamente os idosos chegavam na idade e não tinham nada para fazer. Hoje nós temos tudo, temos dança, temos passeio, agora com essa novidade queremos mais o quê? É viver, viver e viver. Não somos velhos, somos umas crianças na melhor idade”, concluiu.

Anterior Próximo