quinta-feira - 09/10/2025

Abertura do “Outubro Rosa” reforça a prevenção e o cuidado integral com a saúde da mulher

Por: Italo Bruno

Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró iniciou, na tarde desta quarta-feira (8), a programação do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A abertura oficial ocorreu na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), reunindo profissionais, estudantes e representantes da rede municipal de saúde.

Com o tema “Mais que um mês, um movimento”, a edição deste ano busca reforçar que o cuidado com a saúde da mulher deve acontecer durante todo o ano. O evento de abertura contou com palestras ministradas por especialistas em mastologia e enfermagem, abordando temas como o câncer de mama, a saúde mental e a alimentação saudável, pilares essenciais no cuidado integral à mulher.

Coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Diana Fernandes destacou a importância da campanha e o compromisso da Prefeitura em fortalecer as ações de promoção da saúde feminina. “O 'Outubro Rosa' vem sempre nos lembrando do autocuidado e da saúde integral da mulher. Queremos que essa campanha vá além de outubro, que seja um movimento permanente de atenção, acolhimento e valorização da mulher em todas as suas dimensões”, ressaltou.

Durante o encontro, profissionais da rede municipal participaram de momentos de atualização e troca de experiências, reforçando o papel da atenção básica na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer. A servidora da Saúde, Josy Silva, ressaltou o valor simbólico e prático da campanha. “Depois dos 40 anos, precisamos redobrar o cuidado. O 'Outubro Rosa' nos lembra disso e reforça a importância da mamografia e do cuidado integral e permanente com a nossa saúde. É um mês de conscientização, mas que precisa inspirar atitudes para o ano todo”, destacou.

Ao longo de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará as ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferecendo atendimentos, exames preventivos, palestras e atividades voltadas à promoção da saúde da mulher.

O “Outubro Rosa” é um movimento global que transcende o simbolismo da cor. Em Mossoró, a campanha se fortalece no sentido de cuidar das mulheres com atenção, respeito e acolhimento, fortalecendo políticas públicas de prevenção e qualidade de vida.

Tags:
Anterior Próximo