quinta-feira - 18/02/2021

Obras nas imediações da Cobal pretendem dobrar capacidade de vazão de canal de drenagem

Por: DIRETI

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos continua de forma intensa os trabalhos nas imediações da Cobal, em Mossoró. A obra no sistema de drenagem que começou na terça-feira, 16, deve aumentar a capacidade de vazão do canal.

Segundo Brenno Queiroga, as equipes encontraram o canal principal com 50% de sua capacidade comprometida. “Atualmente, o canal está funcionando com metade da capacidade de vazão e um sexto da capacidade de captação,” explicou o secretário de Infraestrutura.

Brenno Queiroga, secretário de Infraestrutura, acompanha obras no sistema de drenagem. (Foto: Wilson Moreno/PMM)

“Nós temos todo um planejamento. Primeiro estamos desobstruindo os canais, melhorando a capacidade de vazão na região da Cobal. Em seguida, vamos substituir as tampas de concreto por tampas móveis metálicas, facilitando abertura para limpeza, proporcionando melhores condições de manutenção”, detalhou Brenno Queiroga.

Os serviços no sistema de drenagem da Cobal fazem parte de uma grandiosa obra que pretende sanar a problemática de décadas. “A resolução para o problema parte de uma obra muito grande, abrangendo um canal com o dobro da capacidade de vazão que temos hoje, indo desde a Lagoa do Bispo até chegar ao Rio Mossoró. Trata-se de uma obra de médio prazo”, evidenciou o titular da Secretaria de Infraestrutura.

Além da região do Centro, nas imediações da Cobal, a Prefeitura Municipal de Mossoró mapeou cerca de vinte pontos críticos da cidade que sofrem com problemas de alagamentos em períodos chuvosos. Canais em bairros como Teimosos, Belo Horizonte, Três Vinténs, Parque das Rosas, Barrocas, Bom Jesus, entre outros já receberam os serviços.