quarta-feira - 27/03/2019

Mulheres têm manhã de meditação no Memorial da Resistência

Dentro da programação do mês da mulher, no Memorial da Resistência, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação que contou com práticas integrativas, atividades físicas e palestra sobre o autocuidado com a saúde da mulher, alerta sobre exames de prevenção e mamografia.

A atividade foi desenvolvida pela educadora física Flávia Angélica, que já desenvolve um projeto na Escola Municipal Celina Guimarães com as mães dos alunos e mulheres da comunidade desde julho do ano passado. Segundo ela, o projeto trabalha cerca de 60 mulheres, pela manhã e à noite.

Flávia destacou que no último encontro do mês, como ocorreu hoje, é sempre uma atividade diferente, que trabalhe também o psicológico das mulheres. “Hoje a ideia foi tirar elas da quadra para ambientes externos, aonde elas geralmente não têm oportunidade de ir”, explicou.

Raimunda Freire, de 67 anos, participa das atividades do projeto desde setembro do ano passado. “Estou amando. Eu vivia cheia de câimbra no corpo, depois dos exercícios acabou tudo. Eu tomava remédio para osteoporose, colesterol, e desde dezembro que eu não eu não tomo nada e não sinto nada”, afirmou.

Adalmar Vieira destacou que as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) fazem parte do Sistema Único de Saúde e estão sendo fortalecidas em nível municipal. “Elas surgiram devido ao elevado índice de automedicação do país, que é o terceiro do mundo que se automedica. A práticas integrativas como yoga, meditação, musicoterapia, reflexologia, biodança, dança circular; são práticas que tratam as pessoas, os sintomas e as causas das doenças de forma natural, sem que seja preciso utilizar medicações artificiais. Essas práticas tratam o indivíduo de forma integral, fatores psicológicos e biológicos”, disse.

Ela destacou ainda que o SUS já dispõe de 29 práticas integrativas e em Mossoró existe o Núcleo de Práticas Integrativas da UERN, que já trabalha com 17 práticas integrativas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “Dentre elas, a meditação, que é o que foi trabalhado hoje, com mais de 20 mulheres, para desestressar. Estamos muito felizes com essa parceria com o Memorial da Resistência”, continuou Adalmar Vieira, coordenadora das PICS.