quarta-feira - 27/03/2019
Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses realiza reunião para intensificar combate ao Aedes aegypti após chuvas
Por: Comunicação
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Centro de Controle de Zoonoses, reuniu diversas entidades representativas da sociedade durante a primeira reunião deste ano do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses para intensificar ainda mais o combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante o atual período chuvoso na cidade, a tendência é que os mosquitos venham a se proliferar caso a sociedade não mantenha um trabalho regular preventivo. A reunião do comitê aconteceu na tarde desta terça-feira (26) no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.
A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, agradeceu a presença de todos os envolvidos que compareceram para reunião e reforçou o pedido de apoio para combater as arboviroses. “A presença de cada um dos que estão aqui é fundamental para melhorarmos ainda mais o combate ao Aedes aegypti. Precisamos estar atentos quando o assunto é arboviroses e juntos somos mais fortes. Desde o ano de 2017 que não sofremos com epidemia na cidade.”, destacou a secretária.
Durante a primeira reunião deste ano do Comitê ficou acordado que os representantes das instituições irão fazer planos de ações direcionados ao controle das arboviroses, de acordo com as possibilidades de cada um. As atividades que ficarem acordadas serão realizadas a cada 15 dias dentro do programa Família em Foco, a partir do próximo mês. A Secretaria de Saúde planeja executar com apoio dos parceiros: a retirada de entulhos de ruas, avenidas, praças, terrenos baldios; identificação, eliminação e tratamento de focos; educação em saúde nos territórios de riscos; rodas de conversas na sala de espera das UBSs; gincanas, produção de textos e cartazes sobre arboviroses nas escolas além de muitas outras ações.
Mossoró é uma cidade com predisposição para proliferação do Aedes, principalmente pelas condições climáticas, mas mesmo assim desde os anos de 2017 e 2018 que o Município não enfrenta uma epidemia. O trabalho neste ano continua ainda mais intensificado, o Comitê das Arboviroses conta com 40 entidades representativas da sociedade que estão juntas discutindo, planejando e executando ações preventivas e corretivas.
O Comitê das Arboviroses é composto pelas secretarias de Saúde, Educação, Comunicação, Defesa Civil, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Infraestrutura, Serviços Urbanos; Universidades; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Tiro de Guerra; Câmara Municipal de Mossoró; Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP); Igrejas; Hospitais; Conselhos Comunitários e várias outras entidades.