sexta-feira - 21/08/2020

Mossoroense realiza sonho da casa própria após 11 anos de espera; presidente Bolsonaro fez a entrega das unidades populares

A cadeirante mossoroense Aliete Tavares, de 56 anos, lutava desde 2009 pela realização do sonho da casa própria. Todo ano era uma ansiedade misturada com esperança pela possibilidade da concretização do grande sonho. Mas os primeiros sinais da realização vieram em 2018, quando a aposentada tomou conhecimento que tinha sido contemplada por meio de sorteio realizado pela Prefeitura de Mossoró no Programa de Habitação Popular do Governo Federal.

Mesmo tendo que conviver com dificuldades financeiras, à espera de 11 anos chegou ao fim nesta sexta-feira (21), quando a aposentada recebeu das mãos do próprio presidente Jair Bolsonaro, no Residencial Ministro Aluízio Alves (Mossoró 1), a chave do seu novo lar. Jair Bolsonaro e uma comitiva de Ministros e auxiliares do Governo Federal fizeram questão de vir a Mossoró e vivenciar esse momento marcante para o povo mossoroense.

“Me sinto muito feliz porque é um sonho realizado. Desde 2009 que eu tinha feito o cadastro e esperava. Em 2018 eu fui contemplada. Minha família também ficou muito feliz quando soube da notícia. Agradecemos muito a Deus, primeiramente a Ele, porque tudo tem que ter Ele. Depois a vocês por proporcionar isso. É um sonho realizado que Deus me deu. Felicidade é o que me defini hoje.”, disse Dona Aliete Tavares que estava acompanhada da sobrinha Erika Virgínia de 18 anos. A aposentada ainda disse que vai morar com a filha e genro com dignidade na sua nova casa.

A Prefeitura de Mossoró desempenhou um papel bastante importante para concretizar o sonho de 300 beneficiários do Mossoró 1, nos últimos dois anos, porque foi a responsável por assegurar a pré-seleção e acompanhamento das famílias, vistorias nos apartamentos, construção da pavimentação de acesso e auxiliar o Governo Federal em outras necessidades, com o apoio do deputado federal Beto Rosado.

“A Prefeitura de Mossoró vem trabalhando exatamente com as trezentas famílias aqui do Residencial Ministro Aluízio Alves (Residencial Mossoró 1) há basicamente dois anos. Em dezembro de 2018 a Prefeitura fez a pré-seleção dessas famílias. Automaticamente nós precisamos fazer um dossiê das famílias, enviamos à Caixa Econômica Federal e ela fez a análise individual dos pré-requisitos necessários. Logo depois nós viabilizamos a vistoria desses apartamentos, em cada espaço, para verificar se estavam aptos à moradia. Depois, com a Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Regional, fizemos a assinatura dos contratos e hoje estamos nessa solenidade com o presidente da República entregando simbolicamente oito apartamentos.”, explica a secretária de Infraestrutura Municipal, Kátia Pinto.

O presidente Jair Bolsonaro, em fala breve, demonstrou compromisso com o povo potiguar. “Estamos realizando sonhos no Nordeste. É nossa orientação atender a quem mais precisa. Brasil acima de tudo e Rio Grande do Norte acima de todos.”, disse o presidente.

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reforçou a orientação do presidente Bolsonaro. “O Ministério do Desenvolvimento Regional vem entregando, em média, mais de 3 mil unidades habitacionais por mês para famílias que recebem menos de R$ 1,8 mil. Essa é uma demonstração do empenho do Governo Federal para atender a quem mais precisa, como nos tem orientado o presidente Bolsonaro. São sonhos realizados e são vidas transformadas”, afirmou Marinho.

Na segunda-feira (24) a Prefeitura de Mossoró vai entregar os 292 apartamentos restantes. As famílias que ainda não assinaram os contratos devem comparecer ao residencial segunda-feira para assinar o contrato e receber a chave do seu apartamento. Até sexta-feira da próxima semana deverá ocorrer a entrega dos imóveis.
A solenidade contou ainda com a participação dos deputados Benes Leocádio, General Girão, Beto Rosado e Walter Alves; ministros Rogério Marinho, Tereza Cristina, Fábio Faria, Augusto Heleno, Luiz Eduardo Ramos, além de autoridades municipais e a população em geral.

300 APARTAMENTOS ENTREGUES

São 19 blocos de apartamentos no Residencial Ministro Aluízio Alves (Mossoró I) destinados às pessoas de baixa renda. As moradias têm 39,05 m², possuem valor médio de R$ 61 mil e estão divididas em dois quartos, cozinha, área de serviço, sala e banheiro. Todas as unidades podem receber pessoas com deficiência. Os 300 primeiros apartamentos somam investimentos na ordem de R$ 18,3 milhões, chegando a atender mais de 1,2 mil pessoas beneficiadas. Outros 600 apartamentos no mesmo condomínio estão em construção (etapas II e III) tendo cerca de 95% das obras executadas. No total, para os 900 apartamentos, o investimento federal é de R$ 54,9 milhões e atenderá mais de 3,6 mil pessoas.