quarta-feira - 26/08/2020

Família em Foco ocorre nesta sexta-feira (28) na Escola Municipal Prof. Manoel Assis

O exitoso projeto Família em Foco da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró ocorre nesta sexta-feira (28), a partir das 8h, na Escola Municipal Professor Manoel Assis, localizada na Rua Princesa Isabel, no bairro Boa Vista. Agora em novo formato, devido a pandemia do novo coronavírus, o projeto foca mais na testagem de grupos prioritários do novo coronavírus e na promoção da saúde. Anteriormente o projeto ocorria nas Unidades Básicas de Saúde, agora vai ser realizado em Escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto da zona urbana quanto rural, em uma sexta-feira, das 8h às 13h, tendo intervalo de 15 dias até a realização de uma nova edição.

Os novos serviços ofertados pelo Família em Foco são testes rápidos IgG e IgM do coronavírus para os grupos prioritários com alguma comprovação (gestantes, idosos e pessoas com comorbidades); sorologia para Dengue, Zika e Chikungunya; atualização do cartão de vacinas; testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite b e c; orientações domiciliares de combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e outras ações de promoção à saúde. Para ser atendido, o usuário precisa apresentar documento pessoal com foto e cartão Sus.  No caso de comorbidade para teste covid deve apresentar alguma declaração médica, receita ou prescrição que ateste a comorbidade.

Todas as ações do projeto vão contar com a participação de diversos profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, Secretaria de Trânsito, universidades, Defesa Civil Municipal, Cruz Vermelha, voluntários e profissionais liberais voluntários parceiros do projeto.

A Secretaria de Saúde recomenda que os usuários levem Cartão SUS, comprovante de residência e documentos pessoais como RG e CPF. As equipes de saúde das UBSs Raimundo René, Dr José Leão e Helênio Gurgel vão dar suporte às ações desta sexta-feira.

A pasta da Saúde já definiu todo um cronograma de edições do Família em Foco até o fim deste ano.