terça-feira - 02/03/2021

Mossoró terá mais leitos de UTI-Covid e intensifica testes e fiscalização

Por: DIRETI

Em Mossoró a lotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tem exigido grande esforço por parte da Prefeitura de Mossoró para que o enfrentamento à Covid-19 continue.

A Prefeitura colocou à disposição da rede de saúde os 12 leitos clínicos instalados nos contêineres da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte. Para isso, está garantido o suprimento de oxigênio por meio de cilindros enviados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao equipar e disponibilizar 12 leitos clínicos na UPA do Belo Horizonte, por exemplo, a Prefeitura de Mossoró possibilita que o governo estadual possa transformar 10 leitos de enfermaria do Hospital São Luiz em leitos críticos de UTI.

As três UPA's possuem juntas um total de 09 leitos de estabilização de pacientes com Covid-19 em salas vermelhas. Duas delas ficam na UPA do Belo Horizonte, transformada em Hospital de Campanha Municipal e onde há 05 leitos de estabilização.

Protocolos Internacionais

A Saúde municipal adotou protocolos que estão em vigor em diversos países e cidades que conseguiram reduzir os casos da Covid-19. "Mossoró está adotando protocolos internacionais que seguem a ciência", disse o prefeito Allyson Bezerra.

Um dos protocolos é a medição da saturação de oxigênio no sangue feita através de Oxímetros. "Já estamos enviando este aparelho para as UBS's, vamos identificar e monitorar o paciente com a testagem, vamos fazer a prescrição com medicamentos de acordo com com cada fase e tudo isso, acompanhado pelos médicos da nossa rede municipal", disse Allyson ao destacar a adoção dos protocolos.

Fiscalização intensificada e aulas remotas

A vigilância à Saúde, Guarda Municipal e a Guarda de Trânsito estão atuando intensamente fazendo a fiscalização.

A Prefeitura aumentou as ações fiscalizatórias para dar cumprimento aos decretos do município e do governo estadual, especialmente, para evitar aglomerações e garantir uso de máscara de proteção, bem como, encerrar as atividades de bares e restaurantes logo que chegue o horário das 22 horas.

As medidas de biossegurança contra a Covid-19 estão sendo intensificadas diante do agravamento de mais uma onda de infecções que tem feito os hospitais operarem no limite máximo os leitos críticos de UTI na cidade.

Entre as medidas do município na área da Educação está a adoção do ensino híbrido na rede pública de ensino.

O decreto municipal atende a determinação contida no decreto estadual publicado na semana passada. Segundo a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, as aulas foram iniciadas na última segunda-feira (01) de forma remota.

Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Na área da Saúde, a pasta informa que o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 continua mobilizado e avaliando o cenário da pandemia.

A qualquer momento, o comitê formado por representantes do município de diversas áreas, da comunidade científica, da Câmara Municipal e da classe empresarial, poderá se reunir para discutir eventuais novas ações.

“Continuamos atentos, mas temos que esclarecer que a Covid-19 está em franca expansão e a população tem que nos ajudar adotando o uso de máscaras, a lavagem das mãos, o uso de álcool 70 e, sobretudo, evitando sair de casa quando não tem uma grande necessidade", diz Morgana Dantas, secretária municipal de saúde que também assegura: "Não adianta abrir cada vez mais leitos de UTI e as pessoas continuarem desrespeitando as normas sanitárias e propagando a doença".

Hospital São Luiz terá 10 novos leitos de UTI chegando ao total de 50 leitos críticos.

Novos leitos de UTI

A secretária da Saúde Morgana confirma a instalação de 10 leitos de UTI em parecria com o Governo do Rio Grande do Norte no Hospital de Campanha São Luiz. A unidade hospitalar passará a dispor desses leitos críticos, até a próxima sexta-feita (05), segundo foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

No Hospital Regional Tarcísio Maia, será aberto um leito de UTI-Covid. O Governo do Estado, assim como já faz a Prefeitura de Mossoró, tem enaltecido a necessidade dos municípios conscientizarem seus moradores quanto a importância da prevenção.

Nesta terça-feira (02), a SESAP reafirmou que Mossoró terá, além dos 11 novos leitos de UTI mencionados acima, mais dez leitos clínicos que serão instalados no Hospital Rafael Fernandes.

Testes

A Prefeitura de Mossoró investiu R$ 480 mil reais na compra de 21 mil testes rápidos. Este total de testes é suficiente para três meses.

O município ainda tem garantido os meios necessários para a realização das testagens em seus dois centros. Um está situado no prédio da Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio e o outro funciona na sede da UPA do Belo Horizonte.

Vacinação segue imunizando público prioritário.

Vacinação

13.765 doses já foram aplicadas em Mossoró, sob o acompanhamento do Ministério Público do Estado, como forma de reforçar a transparência de todo o processo. 39,96% das doses já foram utilizadas.

No momento, a vacinação atende o público da faixa etária que vai dos 85 a 89 anos de idade. Já foi concluída a imunização de 69 idosos institucionalizados, que já receberam a segunda dose.

Mediante a disponibilidade de doses, o município estenderá a vacinação para os idosos de 75 a 79 anos.

Os profissionais de saúde que haviam recebido a primeira dose da Coronavac também continuam sendo imunizados durante esta semana. Já os profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina da Astrazeneca/Oxford da Fiocruz vão demorar um pouco mais para a segunda dose, pois, ao contrário da Coronavac, cujo prazo entre uma dose e outra é de 28 dias, na de Oxford o prazo é de 3 meses.

Covid-19 em Mossoró

Casos confirmados: 14.090
Casos suspeitos: 5.469
Casos descartados: 32.177