terça-feira - 02/03/2021

Desenvolvimento Social inicia diagnóstico da população em situação de rua em Mossoró

Por: DIRETI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) inicia neste mês de março o processo de diagnóstico da população em situação de rua em Mossoró, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A gerente de Proteção Social da SMDSJ, Juliana Dantas, explica que as ações serão estruturadas a partir do diagnóstico prévio de quem são essas pessoas que estão nesta situação de vulnerabilidade social.

“Nossas ações serão estruturadas partindo de um diagnóstico prévio de entendimento de quem são esses sujeitos inicialmente. Saber quem são essas pessoas, se elas são de Mossoró, se essa população tem familiares em Mossoró, se são de outros municípios e quais seus projetos de vida e de que forma o município pode estar atendendo a essas necessidades”, falou.

Juliana Dantas, explica que as ações serão estruturadas a partir do diagnóstico prévio de quem são essas pessoa. Foto: Wilson Moreno/PMM

Juliana Dantas adianta que as três esferas estão na fase de planejamento e que a expectativa é que nesse mês já inicie o processo para conseguir entender como proceder e também elaborar estratégias para ajudar essa população.

“A gente precisa entender de que forma vai suprir emergencialmente essa população que está na rua nesse momento de pandemia e até no início das chuvas. Nós estamos pensando em estruturar essas ações, mas como a gente ainda precisa identificar estruturalmente as condições objetivas de atendimento a essa população ainda estamos estruturando essas ações nesse sentido”.

Recentemente, o abrigo social temporário para a população em situação de rua mudou de endereço. O equipamento está funcionando no Centro Geriátrico Dia Madalena Aires, na Rua Tiradentes, 553, no bairro Pereiros. O abrigo conta atualmente com pessoas nessa situação.