terça-feira - 02/03/2021

Parque Municipal recebe ações de reflorestamento

Por: DIRETI

O Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira começou a receber ações de reflorestamento visando a recuperação de áreas degradadas. O Parque Municipal, como é mais conhecido, está instalado numa área de 7,8 hectares, abrigando uma porção significativa de Área de Preservação Ambiental do Rio Apodi-Mossoró.

A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) através da Diretoria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo e a Gerência de Educação Ambiental, trabalha com ações que visam enriquecer uma área de 2,4 hectares, iniciando o plantio de 10 espécies do bioma Caatinga. Neste primeiro momento, o plantio cobriu uma área de 2.000 m², e até o final do ano, atingirá uma área de 1,2 hectares.

A Prefeitura de Mossoró, por meio das equipes da SEIMURB, pretende ao longo dos próximos quatro anos promover ações de manutenção de consolidação da vegetação de toda a área degradada do Parque Municipal.

O planejamento é que 2,4 hectares recebam os serviços de reflorestamento pelos próximos quatro anos. “Nós queremos reflorestar as áreas, uma vez que essa ação é fundamental para a proteção da biodiversidade e do ecossistema”, detalhou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental de Mossoró.

Zildenice Guedes - Gerente de Educação Ambiental. (Foto: Allan Phablo/PMM)

“A finalidade é trazer espécies nativas considerando que temos ainda presença de espécies exóticas. As espécies nativas são as mais adequadas as nossas condições de baixa precipitação na região semiárida. Quando temos espécies exóticas, conhecidas também como invasoras, resulta diretamente na extinção de espécies, afetando diretamente a biodiversidade, a economia e também a saúde humana. Então, iremos reflorestar com as espécies que sejam da caatinga, próprias do nosso bioma”, evidenciou Zildenice Guedes.

“Queremos que o Parque seja uma referência de bem estar, saúde humana em todos os aspectos para a população. Que todas as faixas etárias visitem o Parque e saibam que aqui defendemos a vida de todas as espécies. Esse é o compromisso da Prefeitura Municipal de Mossoró para com a cidade, finalizou a gerente de Educação Ambiental do Município.