sábado - 17/08/2019

Mossoró solicita ao Ministério de Agricultura adesão ao Selo SISBI

Durante a abertura oficial da 21ª Festa do Bode, a prefeita Rosalba Ciarlini deu um grande passo para o município conseguir a adesão ao selo Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção). Na oportunidade a prefeita assinou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), onde a equipe do selo aqui no município poderá utilizar laboratório do campus para a realização de testes de qualidade dos produtos que passam por inspeção. A parceria com a instituição é um importante feito para que Mossoró esteja apta a adesão ao Sisbi.

Ainda na abertura da festa, a prefeita Rosalba assinou um ofício solicitando a adesão do município ao selo. O ofício foi entregue ao representante do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcelino, que ressaltou o esforço do município em garantir a estrutura necessária para a aquisição do selo. “Esses passos são muito importantes e Mossoró se aproxima em conseguir essa adesão. Essa parceria com a Universidade é fundamental, as equipes estão aptas e a estrutura está garantida. As veterinárias devem participar no próximo mês de um curso que também é pré-requisito. Creio que ainda este ano a cidade já possa contar com o selo” explicou.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou o pioneirismo da cidade na busca pelo Sisbi. “Não estamos medindo esforços para conseguir o selo. Nós já contamos com o selo de inspeção municipal e com o Sisbi nossos produtos poderão ser comercializados em todos o país. Contamos com uma equipe de qualidade e a estrutura necessária para conseguir. Seremos a primeira cidade do Nordeste a possuir essa adesão, já que apenas Pernambuco, como estado, possui”, ressaltou a prefeita.

A partir da adesão ao Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção, os criadores e produtores de Mossoró poderão comercializar os seus produtos de origem animal para todo o território brasileiro. Com isso, a economia do município é aquecida e possibilita o fortalecimento da agropecuária da cidade.