sábado - 17/08/2019

Beneficiários do Geração de Oportunidades participam da Festa do Bode

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, através da Gerência Executiva de Geração de Oportunidades, também está participando da maior caprifeira do Rio Grande do Norte. A 21ª Festa do Bode conta com a presença de um estande com exposição de trabalhos e produtos de pessoas beneficiadas pelas ações e cursos promovidos pelo Geração de Oportunidades.

De acordo com a gerente executiva de Geração de Oportunidades, são dez expositores rticipa da maior abre inscrições para novos cursos de capacitação. Estão sendo disponibilizadas 240 vagas, para seis novos cursos em diferentes áreas do mercado de trabalho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

De acordo com Glênia Pinto, esta é uma oportunidade dos participantes dos diferentes cursos promovidos pelo projeto apresentares seu trabalho e comercializarem seus produtos durante todo o período da Festa do Bode. São diferentes ares de atuação, desde gastronomia, com os cursos de doces, bolos, até trabalhos manuais, como o curso de laços, arranjos, entre outros,. A maioria dos cursos e capacitações são ministrados nos equipamentos do Desenvolvimento Social, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Presente no estante do Geração de Oportunidades, Sabriana Daiana conta que já participou de diferentes cursos oferecidos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude. Na Festa do Bode ela expõe diferentes produtos, que aprendeu a fazer nessas capacitações, como os laços, doces, biscoitos.

Sabriana Daiana diz que parou de trabalhar no comércio para fazer um tratamento neurológico, e foi orientada por sua psicóloga a realizar trabalhos manuais como forma de terapia. Ela é atendida no CRAS Lagoa do Mato. “Sou uma privilegiada por poder participar desses cursos e mais ainda estar nesse evento tão importante, com a ajuda do Geração de Oportunidades. Estou sempre me aperfeiçoando”.

Trabalhador Cidadão

Outro projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Gerência Executiva de Geração de Oportunidades, é o Trabalhador Cidadão, que realiza o cadastro e a capacitação de pastoradores de veículos, para eventos da cidade.

Segundo a gerente Glênia Pinto, durante a 21ª Festa do Bode, 30 pastoradores de veículos cadastrados no Trabalhador Cidadão participam desta edição do evento. “Eles são orientados sobre como aborda os proprietários dos veículos, como devem atuar, e trabalham com o respaldo do evento. Todos os anos fazemos o cadastramento. Durante o Mossoró Cidade Junina (MCJ), registramos 115 trabalhadores desse segmento.

O pastorador de veículos, Jakson Marcelo da Silva, diz que ao ser cadastrado para o evento recebeu uma camiseta e um crachá para trabalhar com identificação. “Assim fica mais organizado o nosso trabalho, as pessoas dão mais atenção e ficam mais seguras em deixar o seu carro com uma pessoa que está trabalhando com a identificação do evento”, explica.