quarta-feira - 04/02/2026
Mossoró sedia seminário de abertura do projeto VER-SUS Regional Nordeste 1
Por: Thiago Braga
Nesta quarta-feira (4), Mossoró sediou o seminário de abertura do projeto VER-SUS / Vivências no SUS, regional Nordeste 1. O evento foi realizado no Auditório Amâncio Ramalho, campus Leste, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
O VER-SUS é um projeto de vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo selecionar territórios para a realização de vivências e estágios no SUS, possibilitando que estudantes de graduação e pós-graduação conheçam realidades diferentes daquelas em que estão inseridos.
"VER-SUS é o projeto de vivências e estágios na realidade do SUS. O Ministério da Saúde abriu o edital para 300 propostas de nível nacional e Mossoró foi o único município do Rio Grande do Norte que o aprovou. Mossoró hoje é um polo praticamente universitário, nós temos um complexo universitário muito grande e a Secretaria Municipal de Saúde tem uma responsabilidade, é corresponsável no processo de formação de recursos humanos na área da saúde e cumpre muito bem esse papel quando adere a projetos dessa natureza. Uma iniciativa que vai fortalecer a integração de ensino, serviço e comunidade, então, vai viabilizar que sejam formados profissionais críticos, sensíveis, que tenham conhecimento de fato o que é o SUS", explicou Rita de Cássia, gerente de Educação em Saúde do município.
A ideia é que as universidades incorporem as vivências no SUS como parte da formação dos estudantes. Com isso, o projeto pode se tornar um modelo para outras instituições, garantindo que futuros profissionais da saúde tenham essa experiência enriquecedora. Isso vai fortalecer a formação profissional e a saúde pública no Brasil.

"A nossa iniciativa é a parte de um trabalho que já está em andamento, junto à parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho. Nós estamos fazendo essa retomada do VER-SUS. A gente está aqui trazendo a proposta da educação permanente de saúde, da participação social, do controle social e da participação popular também. Claro que esse seminário aqui hoje tem uma grande representatividade, porque ele traz um pouco da especificidade do território de Mossoró, caracterizando aqui realmente a regionalidade potiguar", explicou Daniel Fernandes, coordenador de projetos institucionais da Rede Unida.
Para este ano, o VER-SUS tem a expectativa de envolver cerca de 10 mil participantes, com possibilidade de expansão para 15 mil até 2027.

"Eu acho muito interessante, é um momento exemplar para que a gente consiga colocar em prática tudo que a gente vivenciou durante o período da faculdade, mas de uma forma mais imensiva e conclusiva para a gente entender quais são os pontos principais que a gente possa vivenciar e trabalhar no SUS. Além disso, as potencialidades para a gente construir o nosso trabalho do dia a dia", declarou Jorgivan Silva, enfermeiro.
As demais atividades da programação do VER-SUS em Mossoró serão realizadas na última semana de fevereiro. "De 23 a 28 teremos atividades intensas de 12 horas, com os alunos de nível superior, nível médio, profissionais de saúde. Nós teremos um alojamento aqui na Ufersa para esses profissionais, para esses alunos, que podem ser daqui de Mossoró e outros municípios vizinhos. Eles vão ter toda uma estrutura que vai dar suporte. Os participantes vão percorrer vários serviços, desde serviços da atenção primária à saúde, serviços da rede de atenção psicossocial, o Centro de Reabilitação, Ambulatório LGBT. Eles vão ter todo o conhecimento ao adentrar, imersos nessa realidade", acrescentou Rita de Cássia.

