quarta-feira - 04/02/2026
Escola da Rede Municipal de Ensino ganha prêmio Sebrae de gestão escolar em nível estadual
O diretor da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha ganhou o 1º lugar na 3ª edição do Prêmio Educador Transformador e representará o município em nível nacional
Por: Sayonara Amorim
A educação pública municipal em Mossoró segue se destacando como modelo ao priorizar investimentos voltados para a melhoria da qualidade do ensino público na Rede Municipal de Ensino. Desta vez, o destaque é voltado para o bom desempenho em gestão escolar, e o diretor da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, Maciel de Oliveira, foi o vencedor do 1º lugar na 3ª edição do Prêmio Educador Transformador promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN).

Com o projeto “Vozes da Marineide – Conversas com Sentido e Coração”, a escola conseguiu expor a importância da escuta nas escolas como ferramenta de combate aos conflitos, desigualdades e discriminações. “Para mim, o prêmio ‘Educador Transformador’ é muito mais que uma premiação. Ele destaca a importância de uma gestão que escuta, dialoga e planeja de forma coletiva, sempre colocando o estudante no centro das decisões. Ser reconhecido pelo Educador Transformador reforça minha certeza de que uma atuação comprometida, humana e participativa é capaz de transformar realidades e impactar positivamente toda a comunidade escolar”, declarou Maciel.

O resultado do Prêmio Sebrae na categoria Gestão Educacional Transformadora foi divulgado nesta terça-feira (3). Para o diretor e idealizador do projeto, Maciel de Oliveira, o prêmio não reconhece apenas resultados, mas processos. Ele detalha que o projeto ressalta o compromisso com o diálogo, com a escuta, com o planejamento coletivo e com a construção de uma escola mais justa, inclusiva e acolhedora. “Esse prêmio fortalece a educação pública, valoriza o trabalho desenvolvido dentro da escola e mostra que, quando a gestão atua de forma participativa e responsável, é possível transformar realidades”, acrescenta.

Com esse resultado, o projeto “Vozes da Marineide” passa para a etapa nacional e poderá ser levado a Londres-Inglaterra. A Escola Marineide, localizada no bairro Santa Delmira, atende a 15 comunidades periféricas e rurais com 550 alunos.