sexta-feira - 25/04/2025
Mossoró sedia etapa regional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Durante o evento, são discutidos temas como vigilância em saúde do trabalhador, condições de trabalho, adoecimento ocupacional, saúde mental, proteção social e o papel das instâncias de controle social.
Por: Thiago Braga

O município de Mossoró está sediando a etapa regional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). O evento acontece nesta sexta-feira (25), nas instalações da Universidade Potiguar (UnP).
O evento reúne representantes dos 25 municípios da 2ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte para debater políticas públicas de saúde para os trabalhadores. São delegados, trabalhadores, gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil.
.jpeg)
A conferência tem como principal objetivo debater, propor e deliberar ações para fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, garantindo seu acesso integral e equitativo ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a preparação para a etapa estadual e, posteriormente, para a etapa nacional da CNSTT, que ocorre ainda em 2025.
Durante o evento, são discutidos temas como vigilância em saúde do trabalhador, condições de trabalho, adoecimento ocupacional, saúde mental, proteção social e o papel das instâncias de controle social. Os participantes também contribuem com propostas concretas que possam ser levadas às etapas seguintes da conferência.
.jpeg)
A realização da conferência reforça o compromisso do SUS com a promoção da saúde no ambiente de trabalho e a efetivação de políticas públicas que respondam às necessidades reais dos trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do país.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró participa da conferência com representação de 5 delegados.
A etapa regional em Mossoró é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), os Conselhos Municipais de Saúde, o Conselho Estadual de Saúde, além de sindicatos, universidades e movimentos sociais.
