sábado - 18/11/2023

Prefeitura de Mossoró entrega dessalinizador no Assentamento Terra Nossa

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró entregou neste sábado (18) mais um dessalinizador na zona rural, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), no Assentamento Terra Nossa, em parceria com o programa “Água Doce” do Governo Federal. Essa iniciativa visa beneficiar os moradores da região, que muitas vezes sofrem com a escassez de água potável devido ao teor de salinidade presente em algumas fontes locais. Com a instalação desse equipamento é possível retirar o excesso de sal da água, tornando-a própria para o consumo humano.

"O Assentamento Terra Nossa recebe um dessalinizador com toda uma estrutura, com água potável, água doce para a população dessa e de outras comunidades que estão tendo diariamente a possibilidade de pegar garrafões de água doce para beber. Isso aqui é uma riqueza, a água realmente é vida e chega num momento muito importante para cada um. Quero agradecer e evidenciar o trabalho técnico que fez a nossa Secretaria de Agricultura na identificação das áreas, no apoio aos agricultores do assentamento. Isso aqui deixa de ser apenas um sonho para se transformar em realidade, uma grande conquista, esse é um equipamento que queremos levar e expandir para outras comunidades rurais da nossa cidade”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.

Essa ação demonstra o comprometimento da administração pública em promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população rural, garantindo o acesso a um recurso essencial com água de qualidade.

“Antigamente era um sufoco para gente conseguir água, tínhamos que ir buscar água na Serra Mossoró para beber, no Rancho da Casca, e hoje temos no terreiro de casa. É um paraíso agora, moro aqui há 20 anos e o sofrimento era grande até para conseguir água para os animais, agora está tudo favorável”, relatou o agricultor Antônio Bezerra (Sobrinho).

Além disso, o dessalinizador também contribui para a preservação dos recursos hídricos da região, já que a água salinizada pode ser reutilizada em atividades agrícolas e de gado.

Essa ação demonstra o comprometimento da administração pública em promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população rural, garantindo acesso a um recurso essencial como a água de qualidade. Além disso, ajuda a reduzir os gastos com a compra de água engarrafada ou de caminhões-pipa, beneficiando economicamente as famílias da região.

“É uma parceria do município com o programa “Água Doce” do Governo Federal. Estamos fazendo a entrega desse equipamento que atende aqui a comunidade Terra Nossa, Riacho Grande, as comunidades próximas daqui. É importante dizer que é uma gestão compartilhada, a própria comunidade no processo de autogestão consegue fazer a manutenção do dessalinizador em relação aos controles e ao acesso à água de qualidade”, disse Faviano Moreira, titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

“É um sonho que vem de muitos e muitos anos. Há mais de 20 anos que a gente vinha tentando conseguir um dessalinizador para cá e não dava certo. Mas com a chegada do prefeito Allyson Bezerra e essa equipe, a gente conseguiu uma água que não foi só para a gente aqui do assentamento, mas para o Riacho Grande, para o pessoal dos loteamentos e outras comunidades. Foi um sonho que a gente realizou com a chegada do prefeito Allyson”, comemorou Marcelo Augusto.

O projeto também incluiu a capacitação dos moradores para o uso e manutenção do dessalinizador, garantindo que a tecnologia seja sustentável e duradoura. Assim, além de proporcionar água potável, a Prefeitura de Mossoró está promovendo a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da comunidade rural.

“Um dessalinizador que é muito importante e vai atender várias famílias com o programa “Água Doce”. Conseguimos para o Jucuri e agora estamos entregando para o polo Riacho Grande. A gente fica feliz pelo apoio que a Prefeitura está dando ​​através da Secretaria de Agricultura, principalmente na parte hídrica”, ressaltou Vladimir Tavares, gerente de recursos hídricos da Seadru.