quarta-feira - 17/05/2023

Mossoró realizará ação no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Por: Thiago Braga

Nesta quinta-feira (18), às 8h, a Prefeitura de Mossoró realizará ação alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A mobilização será promovida na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax). O evento faz parte de um movimento social de usuários, familiares e trabalhadores da área de saúde mental.

O objetivo principal da campanha é chamar a atenção da população sobre a luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta se encontra a ideia de que não se deve isolar essas pessoas da sociedade, combatendo assim o preconceito e promovendo a inclusão.

Em Mossoró, a programação da data inclui atividades funcionais, apresentações de teatro, recitais de poesia e música. A iniciativa terá participações de profissionais e pacientes dos equipamentos que integram a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A ideia é promover a luta em prol dos direitos das pessoas com sofrimentos mentais. É muito importante essa data, porque faz uma alusão à reforma psiquiátrica, em que o surgimento dos CAPSs foi uma realidade. Trata-se de um marco para a saúde mental”, evidenciou Adriano Freitas, gerente de Saúde Mental do município.

DIA 18 DE MAIO - Há mais de 30 anos, um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais foi realizado no país buscando uma nova reforma psiquiátrica do sistema brasileiro. Diante da relevância dessas uniões, em 1987, a data de 18 de maio se tornou o Dia da Luta Antimanicomial.

A data se constitui num marco para a saúde mental, bem como as lutas que no decorrer dos anos foram evidenciadas para diminuir o preconceito e promover qualidade de vida às pessoas com transtornos e sofrimento mentais.