sexta-feira - 16/09/2022

Mossoró realiza dia D de multivacinação nesta sexta-feira

Por: Edinaldo Moreno

Durante toda esta sexta-feira (16) a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza dia D de multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde no município abriram, exclusivamente, para aplicação de vacinas, principalmente contra a poliomielite. A mobilização também conta com vacinação contra a Covid-19, Influenza, febre amarela, entre outras e ocorrerá até as 17 horas.

O coordenador de Imunizações do município, Etevaldo Lima, destaca que todos os profissionais de saúde das UBSs estão envolvidos no dia D. A ação visa aumentar a cobertura vacinal, sobretudo, para a campanha nacional de poliomielite.

“Hoje estamos com atendimento exclusivo para a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do município. Médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde estão envolvidos nesta ação. O nosso objetivo é reverter as baixas coberturas vacinais”, disse Etevaldo. A meta de imunização para a poliomielite é de 95%.

Alice Nascimento, mãe do pequeno Alan Bernardo, de 3 anos, compareceu na manhã desta sexta-feira a UBS Antônio Camilo Figueiredo, na Ilha de Santa Luzia, para imunizar o filho contra a pólio. Ela destacou a ação que foi realizada pela unidade para receber a crainçada.

“A importância é a saúde da criança para que no futuro ela possa crescer com saúde e evite essa doença (referindo-se a pólio). Estou gostando muito da ação de hoje aqui. Tem pula-pula, confeito e as crianças estão se divertindo muito. Elas estão desenhando, enquanto tomam a vacina”.

A diretora da UBS Antônio Camilo, disse que é uma gratidão enorme poder receber as crianças nesta mobilização de iniciativa da Prefeitura de Mossoró.

“É uma gratidão enorme para a gente que faz a UBS Antônio Camilo receber as crianças, como também os adultos para colocar o cartão vacinal em dia. Nós já realizamos esse trabalho durante a semana. Hoje as crainaçs estão tendo a oportunidade de brincadeiras. Temos ainda alguns personagens como Chapolin Colorado e a nossa Fadinha”.

Agente Comunitário de Saúde da UBS Antônio Camilo, Rogenildo Silva, estava vestido com o personagem Chapolin. Ele destacou a importância da iniciativa e lembrou que a vacina salva vidas.

“Nós agentes de saúde e todos os profissionais da UBS Antônio Camilo estamos mobilizados neste dia D de vacinação. É muito importante que os pais e responsáveis levem suas crianças para se vacinarem contra a pólio, principalmente. Realizamos brincadeiras com as crianças. Estamos lembrando aos pais e responsáveis para trazerem seus filhos a unidade para tomar a vacina. É ela que salva vidas”, explicou.