sexta-feira - 16/09/2022

Secretaria Municipal de Saúde realiza mostra sobre iniciativas exitosas no SUS

Por: Edinaldo Moreno

Nesta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Gerência Executiva de Educação em Saúde, realizou a VI Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Primária e a III Mostra da Atenção Especializada. Os 63 trabalhos foram expostos na Universidade Potiguar (UnP).

A intenção do evento é estimular cada vez mais as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a criarem situações que envolvam a população a retornarem aos atendimentos nas unidades que ficaram comprometidos durante a pandemia. Segundo a secretária de Saúde do município, Morgana Dantas, as pessoas se afastaram das unidades por conta das restrições neste período pandêmico.

“Nós precisamos fazer experiências extramuros, saindo de dentro de nossas unidades para que a população retorne aos nossos atendimentos e essas experiências têm nos mostrado o quanto iniciativas simples podem ajudar a nossa população a ter sua saúde restabelecida”, disse a titular da SMS que exemplificou um desses trabalhos exitosos desenvolvidos no SUS Mossoró.

“Nós temos uma das experiências, que inclusive levei para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, no Congresso de Secretários de Saúde, que é o Ponto do Cuidado. Ele foi criado na UBS dos Pontos, onde a unidade viu que os pacientes não estavam comparecendo e eles foram até um ponto de ônibus e começaram a convencer as pessoas a retornarem para a unidade básica. Esse trabalho não ficou somente na parada de ônibus, ele foi também para calçadas e praças do bairro”, explicou Morgana.

“Recentemente tivemos uma ação do projeto no conjunto Geraldo Melo. Levamos uma nutricionista para falar sobre alimentação saudável, justamente para ver a questão dos hipertensos, dos diabéticos. Realizamos também aferição de pressão”, comentou Alana Gadelha, que apresentou o Ponto de Cuidado para os presentes a uma das salas da UnP.

Todos os trabalhos apresentados no evento terão certificado de apresentação e também serão publicados nos anais eletrônicos.