terça-feira - 13/01/2026

Mossoró inicia "Janeiro Branco" com caminhada, atividades lúdicas e de saúde

Por: Thiago Braga

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta terça-feira (13), a abertura oficial da programação da campanha "Janeiro Branco", no município. A ação inaugural contou com caminhada pelas ruas do bairro Alto da Conceição e atividades na Praça da Pirâmide.

A programação contou com participação de servidores e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) Mariana Neuman Vidal da Costa e Antônio Herculano Soares de Oliveira. Além disso, equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Leão contribuíram com a iniciativa na oferta de serviços como aferição de pressão arterial.

"Essas atividades são muito importantes porque exploram e colocam a saúde mental em pauta. Há um preconceito muito grande no cuidado com a saúde mental. As pessoas não procuram o psiquiatra e só procuram quando estão muito mal. E a vida hoje está diferente, está estressante, ela tem mudado e se tornado mais urgente. 'Janeiro Branco' é um chamado para desacelerar, desacelerar da rotina, da vida e das urgências e parar de cuidar das nossas relações, da nossa mente", informou Katalyn Rebouças, assistente social.

A campanha “Janeiro Branco” mobiliza instituições públicas e privadas e a sociedade para a importância dos cuidados com a saúde mental. É um movimento de conscientização coletiva que fornece orientações e informações à população, quebrando paradigmas e tabus.

"'Janeiro Branco' é uma campanha a nível nacional, que trata com prioridade o cuidado da saúde mental. Nosso intuito é cuidar da saúde mental, bem-estar emocional, físico de cada pessoa. A gente relembra, a gente traz essa reflexão para os equipamentos de saúde mental e também a unidade básica de saúde, trabalhando nesse contexto", destacou Érika Santos, gerente de Saúde Mental.

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove diversas atividades nos equipamentos da rede, mas que neste mês elas são intensificadas. A programação contempla palestras, oficinas, minicursos, sessões de cinema, apresentações culturais, atividades físicas e ações de cuidados com a saúde, por exemplo.

"Durante o 'Janeiro Branco', trabalhamos a saúde mental para entender que cada vez mais existem pessoas precisando desse apoio em Mossoró, no Brasil e no mundo. Não podemos esquecer de se cuidar. É primordial cuidar da nossa saúde para manter o equilíbrio. Com isso, os nossos equipamentos fazem ações para promoção do cuidado em saúde lá, mostrando a força do atendimento público no município de Mossoró", pontuou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

As atividades lúdicas são importantes no processo de cuidado e assistência para todos os agentes envolvidos na causa, buscando a melhor qualidade de vida. "A questão do 'Janeiro Branco' é uma reflexão à vida, buscando entender que esse repensar a saúde mental vai além da ausência de transtorno. É aprender a lidar com os sentimentos, com as emoções, aprender a ter resiliência, diante dos transtornos mentais tão comuns que afetam a população mundial. Esse falar sobre as emoções, sobre o sentimento, é uma saída. Esse ano a campanha está voltada muito para a questão da resiliência", declarou Fred Costa, psicólogo.

Em Mossoró, as ações contemplam Unidades Básicas de Saúde (UBSs), zonas urbana e rural. Além disso, haverá programação em equipamentos como: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil; CAPS AD III; CAPS Mariana Neuman Vidal; CAPS Antônio Herculano Soares Oliveira; Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros; Ambulatório Materno Infantil (AMI).

Anterior Próximo